​Cidade de São Paulo recebe o 1º Seminário do Audiovisual Negro


Entre os dias 28 de novembro e 04 de dezembro acontece em São Paulo o 1º Seminário do Audiovisual Negro, realizado pela APAN – Associação das (os) Profissionais do Audiovisual Negro – em parceria com a Spcine, Instituto Amma Psiqué e a Associação Mulheres de Odun (AMO). O Seminário, que acontece em diferentes pontos da cidade com entrada gratuita, contará com a participação de profissionais negros (as) que se tornaram grandes referências na área do audiovisual, entre eles, Érica Freitas, Juliana Vicente, Jeferson De e Joel Zito Araújo.

Joe Zito

O Seminário, primeira realização da APAN, surge com a proposta de discutir o protagonismo negro no audiovisual brasileiro e suas formas de fomento, produção e financiamento visando ser, também, um evento para a visibilidade de projetos audiovisuais que estão sendo desenvolvidos por profissionais em todo o país. Composto por Master Classes, Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais e Mostra Audiovisual de realizadores (as) negros (as), algumas atividades têm número de participantes reduzido e os interessados precisam fazer as inscrições (todas gratuitas).

O Lab Cinegritude – Laboratório de Narrativas Audiovisuais Negras é uma experiência imersiva de desenvolvimento dos projetos audiovisuais de profissionais negros (as) com foco em diferentes formatos – curta-metragem, longa-metragem e série – ficcionais ou documentais em etapa inicial de desenvolvimento ou já formatadas para produção em busca de aprimoramento e financiamento. Os projetos selecionados terão assessoria de nomes já reconhecidos do cinema brasileiro: Anahí Borges, Talícia Venâncio, Rogério de Moura, Fernando Timba e Jeferson De.

Jeferson De

Já os encontros ao estilo Master Classes propõe diálogos com representantes da ANCINE, SPCINE e SAV e a presença de referências negras no audiovisual, entre eles o cineasta e doutor em comunicação Joel Zito Araújo e a escritora Ana Maria Gonçalves que irão compartilhar seus conhecimentos e experiências com profissionais da área e o público em geral.

A Mostra do Audiovisual Negro reunirá produções nos formatos de curta-metragem e webséries, ficcionais ou documentais, com exibições no Circuito Spcine Caminho do Mar, no CEU Lajeado e no espaço cultural Aparelha Luzia, além da exibição noturna no Largo do Paissandu. Os interessados em exibir suas obras precisam preencher formulário de inscrição.

Programação:

Lab Cinegritude – Laboratório de Narrativas Audiovisuais Negras

Inscrição de projetos de 03 a 18 de novembro no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfkyhI2WIpjb24zNl1ys7t4ajaskkvzq6P_sey-lF2dGYhs_w/viewform

Realização de 28 de novembro a 4 de dezembro.

Local: Galeria Olido – Avenida São João, 473 – Centro – São Paulo/SP

Mostra do Audiovisual Negro

Inscrição de curtas e webséries entre 03 a 18 de novembro no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScMLrihBniRXEI6gvzN4KHBisTISnLEgmLEq3mxnQtELdO0LA/viewform

Realização de 1º a 4 de dezembro.

Locais:

Aparelha Luzia

Rua Apa, 78 – Campos Elíseos, São Paulo – SP

Circuito Spcine Caminho do Mar

Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 5241 – Vila do Encontro – Jardim

Lourdes, São Paulo – SP

CEU Lajeado

R. Manuel da Mota Coutinho, 293 – Lajeado

Largo do Paissandú, Centro, São Paulo – SP

Master Classes

Realização de 2 a 4 de dezembro

Mais informações: http://associacaoapan.wixsite.com/apan/seminario

Informações sobre a APAN

associacaoapan.wixsite.com/apan

associacaoapan@gmail.com

facebook.com/apan