10 Anos Sem Heath Ledger


(AUSTRALIA & NEW ZEALAND OUT) Australian actor, Heath Ledger, photographed in Sydney (Photo by Fairfax Media via Getty Images)

Há exatamente 10 anos atrás, o mundo recebia atônito a notícia de que um dos atores com uma das carreiras mais promissoras de Hollywood havia nos deixado.

Heath Ledger faleceu na manhã do dia 22 de janeiro de 2008 por uma overdose acidental de remédios. Ainda não tinha lançado Batman: O Cavaleiro das Trevas, filme pelo qual receberia inúmeros elogios e um Oscar póstumo. Deixou também um filme inacabado, o esteticamente belíssimo, O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus, que foi completado por Jude Law, Johnny Depp e Colin Farrell no papel que Ledger não conseguiu terminar.

Muito se disse sobre sua atuação como o Coringa: que o papel o deixou tão desnorteado que o levou à morte, que era um papel pesado demais para qualquer ator interpretar, até que ele seria uma péssima escolha para o papel. Mas quando o filme foi finalmente lançado todos concordaram que sua atuação e total entrega ao personagem nos rendeu um dos maiores e mais complexos vilões do cinema.

Mas Heath Ledger não foi só o Coringa. Ele fez alguns filmes que não foram lá bem aceitos pela crítica, mas fez papéis que ficaram eternizados na memória do público. Um exemplo disso foi o seu introspectivo e carrancudo Ennis Del Mar em O Segredo de Brokeback Mountain, um papel pelo qual concorreu ao Oscar de melhor ator. Uma história de amor tão bonita quanto  cheia de dor. Foi neste filme que Ledger conheceu Michelle Williams, com quem teve uma filha, Matilda, agora com 13 anos, e também onde se tornou melhor amigo de Jake Gyllenhaal, que é padrinho da menina.

Quando da morte de Ledger, uma história muito tocante circulou a internet a respeito de sua amizade com Gyllenhaal: uma semana antes de Ledger morrer, Jake estava gravando um filme em que estava numa prisão. Ele prontamente colou uma foto de Heath Ledger na parede de sua “cela” e disse que a estava colocando lá pois nas celas as pessoas colam fotos das pessoas que elas amam na parede. Ao saber da morte do amigo, Jake precisou abandonar as filmagens e ficou um tempo recluso com Reese Whiterspoon, sua namorada na época.

Em abril do ano passado foi lançado o documentário I Am: Heath Ledger que trazia a visão de parentes e amigos mais próximos de Ledger sobre sua vida fora das câmeras. O filme estreou no Festival de Tribeca, indo para alguns cinemas em Maio e logo depois indo para a televisão pela Spike Tv. O documentário infelizmente não está disponível no Brasil. Abaixo você pode conferir o trailer sem legenda:

Continuamos sentindo falta do seu talento, sorriso e carisma, Heath Ledger.

Obrigado por tudo!