The Breakdown

Título Original: Maya the Bee: The Honey Games Lançamento: 17 de maio Direção: Noel Cleary, Sergio Delfino, Alexs Stadermann Roteiro:  Noel Cleary, Fin Edquist, Kevin Peaty, Alexs Stadermann Gênero: Animação Elenco: Coco Jack Gillies, Benson Jack Anthony, Richard Roxburgh, Justine Clarke, mais Nacionalidade: Alemanha
6.0
Pros
Mensagens
Cons
-

Chegou aos cinema nacionais na última quinta (19-05), a animação A Abelhinha Maya, que nos apresenta a história de uma fofa e impulsiva abelhinha que adora aventuras. Com uma energia que poucos conseguem acompanhar, ela acaba por se meter em várias confusões e levando aqueles que a cercam junto.

Ela é muito querida em sua colmeia, a Poppy Meadow, porém o seu jeitinho tão reativo coloca a todos em uma situação complicada, ao se apresentar sem ser convidada, diante da Imperatriz de Buzztropolis, questionando uma ordem expressa que esta havia dado para a sua rainha e que afetaria negativamente, colocando inclusive em risco a sobrevivência de sua colmeia. Como consequência, de sua atitude impensada, embora cheia de boas intenções, Maya é obrigada a apresentar-se com uma equipe para competir  nos Jogos de Mel, algo que ela sempre sonhou, mas que agora se torna uma espécie de pesadelo, afinal se ela não conseguir vencer, todos de sua comunidade serão prejudicados.

O enredo como podemos notar é lugar comum, talvez já acompanhado em várias outras histórias, ainda mais considerando que a produção foi inspirada no único livro infantil do escritor alemão Waldemar Bonsels o Die Biene Maja (A Abelha Maia), com sua primeira edição publicada em 1912. Porém isso não reduz a sua mensagem, nem mesmo o bom efeito sobre o seu público alvo, que são as crianças.

Com Maya e suas trapalhadas, até mesmo nós adultos podemos aprender um pouquinho mais sobre: ter caráter; ser honesto conosco e com aqueles com que nos cercam; assumir a responsabilidade pelos nossos atos ao invés de ficar sempre jogando a culpa nos outros e lidar com as consequências, encarando-as, não fugindo delas. É uma história que nos chama atenção também para o tipo de referência que estamos sendo para as nossas crianças.

Já os pequenos irão se divertir ao ver jogos de queimada onde as bolas utilizadas são compostas por uma espécie de pólen colorido que se desfaz totalmente ao se chocar com o alvo – talvez a versão animal do paintball 😀 -, ou ainda com a possibilidade de ver abelhinhas e outros insetos em uma corrida aérea montados em libélulas – acho que é esse mesmo o nome -, ou ainda em uma escalada onde têm que escapar de gotas de orvalho.

Em síntese, a história reforça valores como amizade, companheirismo, empatia, responsabilidade e perdão. Lembrando que perdão não é esquecer e implica o reconhecimento e atitudes diferentes, melhores por parte de quem errou e a abertura, sensibilidade daquele que foi magoado.

No Comment

Queremos saber o que você achou. Comente!