À Beira Mar | Crítica do Filme


A última vez em que dividiram as telonas Brad Pitt e Angelina Jolie viveram o Sr. e a Sra. Smith (2005), onde se conheceram e se apaixonaram. Desta vez em “À Beira Mar” dirigido e escrito pela belíssima Sra. Pitt, o casal retoma a parceria no drama que retrata um casamento em crise.

O filme se passa em meados dos anos 70, no interior da França, num luxuoso hotel à beira mar. Roland (Brad Pitt) é um escritor famoso que está tentando escrever um novo livro, e Vanessa (Angelina Jolie) é uma ex- dançarina.
cena-do-filme-a-beira-mar-de-angelina-jolie-1438875203247_956x500

Vanessa é uma mulher de pouco mais de 40 anos, olhos vazios e distantes, extremamente confusa e deprimida, que ainda não superou um grande trauma que ocorreu há três anos quando ela tentava engravidar. Desde então, Vanessa vive num ciclo eterno de luto que a afasta cada vez mais do marido.

angelina-jolie-by-the-sea-movie-brad-pitt-movie-luto-620360

A interpretação de Jolie é espetacular, assim como a de Brad Pitt, e ouso dizer que foi a sua melhor atuação desde Garota Interrompida (1999), que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Vale ressaltar que em boa parte do filme os atores falam em perfeito francês.

A-beira-mar

Enquanto Vanessa se refugia dentro do quarto do hotel, Roland encontra consolo na bebida, e acaba desenvolvendo uma amizade com o dono do bar, Michel (Niels Arestrup, de Cavalo de Guerra). Este cenário muda quando eles passam a espionar o casal vizinho e recém-casado, Lea (Mélanie Laurent, de O Truque de Mestre) e François (Melvil Poupaud, de Lucky Luke), que são exatamente o oposto deles, alegres, sorridentes e exalam muita sensualidade.

O filme é pesado e misterioso, em algumas partes é angustiante, porém está muito bem dirigido e Angelina consegue manter a atenção do espectador até o final, pois durante o filme todo, ela não revela qual o drama aflige tanto os personagens centrais, apenas nos últimos momentos.

abeiramar_2-750x380

Outro aspecto interessante do filme é a maquiagem e o figurino dos personagens, que remetem ao clima e o glamour dos anos 70. O drama tem pouco mais de 2 horas de duração, e é possível se deslumbrar com as paisagens do interior bucólico da França.

“À Beira Mar” estreia no Brasil no dia 3 de dezembro, é o terceiro filme dirigido pela atriz, seguindo de “Na Terra de Amor e Ódio” e “Invencível”.

Título original: By The Sea
Ano: 2015
Duração: 2h 12min
Direção: Angelina Jolie Pitt
Roteiro: Angelina Jolie Pitt
Gênero: Drama

[yasr_overall_rating size=”medium”]