The Breakdown

Título Original: The Party Lançamento: 26 de julho Direção: Sally Potter Roteiro: Sally Potter, Walter Donohue Gênero: Comédia dramática Elenco: Timothy Spall, Kristin Scott Thomas, Patricia Clarkson Nacionalidade: Reino Unido
10.0
Pros
Tudo
Cons
-

Já começo dizendo que fui conquistada nos primeiros minutos pelo humor sarcástico e sotaque britânico desse elenco impagável, que conta com a maravilhosa Patricia Clarkson.

A Festa (The Party) de Sally Potter, com contribuição no roteiro de Walter Donohue que chega às telas hoje (26 de julho) é uma das obras mais divertidas e interessantes que vi recentemente, e sabe por que? Porque eles conseguem em um pouco mais de uma hora, mediante uma coloração que passeia entre o P&B e o Sépia apresentar uma história crível, cômica, humana e ainda surpreendente.

Os personagens vão se reunindo aos poucos, e a cada novo ator em cena, o enredo vai ganhando camadas e mais camadas, construindo uma trama atemporal, com muitos conflitos e discussões imprevisíveis. Cada detalhe parece ter sido arquitetado de forma precisa e as atuações são brilhantes. É uma diversidade de personalidades que ao mesmo tempo se atraem de uma maneira peculiar e o resultado desses encontros é explosivo da maneira mais instigante e atraente.

É uma obra que debate de maneira explícita e também nas entrelinhas questões políticas, sociais, éticas e morais de uma forma muito honesta, onde os personagens são “vítimas” e “culpados” de suas ações, se alternando entre réu e juiz dos fatos, a medida que a trama vai se desenrolando.

E é ótimo ver que independente de qualquer rótulo que utilizamos, seja para nacionalidade, partidarismo, espiritualidade, sexualidade entre tantos outros, no fundo somos apenas seres humanos tentando lidar com nossos anseios e conflitos, às vezes de maneira torta, outras de um jeitinho mais equilibrado, porém sempre tentando e descobrindo no caminho o que funciona ou não.

Imperdível e num cinema próximo de você.