A Grande Muralha | Crítica 2


Com mais de 21 mil quilômetros de extensão, levando mais de 2 mil anos para ser concluída, tendo sido idealizada e construída como uma fortaleza no intuito de proteger o império chinês de qualquer ameaça, a Grande Muralha ou Muralha da China se tornou uma das sete maravilhas do mundo moderno e agora através do olhar do diretor Zhang Yimou chega às telonas como um gigante campo de batalhas épicas.

Estrelada por Matt Damon, Tian Jing e Paulo Pascal, a produção é um grande e deslumbrante show para os olhos, especialmente em seus primeiros 30 minutos. Não somente pelos efeitos visuais, que já são uma marca do diretor, mais também pela direção de arte que apresenta um trabalho fantástico com figurino e objetos. A decisão de categorizar cada tropa do exército através de cores bem marcantes se torna fascinante para quem assiste, especialmente nas cenas com tomadas aéreas em que podemos observar melhor a execução perfeita da coreografia elaborada para as batalhas. Embora já adiantando que esta história trata-se de uma das muitas lendas que envolvem o monumento, fica difícil não se questionar quanto disso pode de fato ter acontecido e até a possibilidade de coisas mais assombrosas. Ainda que desconsiderando a parte fantasiosa, imaginem quantas batalhas e quantos corpos podem ter encontrado ali seu destino final.

Consistente com toda a disciplina, senso de hierarquia e respeito às autoridades e ao império que já testemunhamos em muitas histórias chinesas já difundidas, o filme que ganhou o título de “A Grande Muralha” (The Great Wall) e estreou nesta quinta (23/02) tem como destaque o fato de ter uma tropa inteira de mulheres e ainda optar por transformar uma personagem feminina na grande líder da história. Mesmo possuindo personagens bem interessantes, o roteiro não vai muito além ou se aprofunda nas questões e possibilidades que cada um deles apresenta, pelo contrário, ele se detém em retratar o que é necessário deles naquele momento presente na tela. E isso já basta para nos capturar durante as quase duas horas que ele tem de duração.

Título Original: The Great Wall

Lançamento: 23 de fevereiro

Direção: Zhang Yimou

Roteiro: Tony Gilroy

Elenco: Matt Damon, Pedro Pascal, Willem Dafoe, Tian Jing, Hanyu Zhang e Han Lu

Gênero: Ação, suspense

Nacionalidade: Estados Unidos

[yasr_overall_rating size=”medium”]