The Breakdown

A Voz do Silêncio – Brasil, 2018 Diretor: André Ristum Roteiro: André Ristum, Marco Dutra Elenco: Marieta Severo, Stephanie de Jongh, Arlindo Lopes, Marat Descartes, Marina Glezer, Claudio Jaborandy, Duração: 98 min.
7.0

O filme de André Ristum apresenta uma trama que percorre entre diferentes situações. Seja no vício, na doença ou na solidão, nós passamos a conhecer a vida de personagens que se movimentam na maior cidade do Brasil. A barulhenta ‘São Paulo’ está pulsante em tela, mas seus personagens, cada um em seu mundo, nos mostram quão é silencioso viver na imensidão.

Nightflyers | Série de terror do criador de ‘Game of Thrones’ divulga teasers assustadores

Nesse mosaico de vidas conhecemos uma mãe alcoólatra vivida por ‘Marieta Severo’; um retirante que trabalha o dia inteiro para pagar seus estudos; um profissional de Telemarketing feito com muito talento por ‘Arlindo Lopes’; uma mãe argentina pressionada no trabalho e seu filho pequeno; um administrador abusador; uma bailarina que sofre uma crise inesperada; um locutor na fase final da vida; uma cantora que trabalha numa boate e um proprietário de restaurante que sofre com o vício.

Com tantas histórias para contar, é perceptível que algumas se sustentem com mais propriedade e nos cative com mais veracidade que outras, mas conseguimos sentir o apreço ou antipatia por todos os personagens em ação. Alguns arcos precisam de mais tempo para florescer e isso faz com que narrativamente outros pontos fiquem para trás.

PANDORA FILMES LANÇARÁ QUATRO FILMES NA 42ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO

O ritmo lento que segue o curso desse mosaico pode causar um estranhamento no público, mas quando vamos imergindo nas biografias, precisamos entender que é devagar que o tempo cura (uma analogia para ter paciência que vai valer à pena).

A sonoplastia é um destaque desse longa, muitos elementos nos trazem a São Paulo que tanto ouvimos falar, há de fato uma imersão e isso é muito importante. Dentre todas as interpretações, a de ‘Marieta Severo’ é a que mais parece contribuir com o crescimento do filme, seus momentos são privilegiados e ela agradece devolvendo tudo em talento, mesmo imóvel em silêncio total.

Festival de Cinema de Tóquio marca estreia internacional de A Sombra do Pai

 ‘A Voz do Silêncio’ é uma co-produção entre Brasil e Argentina, e estreou primeiro em Buenos Aires surpreendendo público e crítica.  No Brasil, sabemos que esse reconhecimento ao menos do grande público não virá, mas todos sensíveis a esse tipo de montagem, verão que aqui temos uma representação emocionante e poética das relações humanas.

Sexo x Prazer x Trabalho | Conheça Nego Catra, premiado ator do cinema pornô nacional em papo bem honesto

Previous 90 anos do Mickey Mouse: 10 curiosidades sobre o camundongo mais famoso do mundo
Next Em Chamas e uma rede de metáforas

1 Comment

  1. 19 de novembro de 2018
    Responder

    Gostei, seu texto me despertou mais interesse pela obra.
    Fora que gosto de admirar a cidade também no cinema.
    De reconhecer locais e características que fazem dela essa insana e poderosa metrópole.

    Bju,

    Pri

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *