Achados e Perdidos (Lost & Found), de Brooke Davis


Uma criança abandonada encarando a vida e o abandono da mãe como uma completa heroína ao lado de dois senhores de idade, que assistem suas vidas à distância, tentando superar suas perdas. Três personagens, o início da vida e o final. Entres eles algumas certezas, incluindo a morte. São esses os personagens a darem vida ao enredo de Brooke Davis para o livro Achados e Perdidos (Lost & Found), publicado pela Editora Record.

Millie Bird tem apenas 7 anos de idade e já sabe muita coisa, inclusive que vai morrer – assim como todas as pessoas no mundo. Millie, inclusive, tem um livro onde escreve uma lista de todas as coisas mortas e que já não existem mais que conhece, como seu pai, que morreu há pouco tempo e ocupa o 28º da lista. Mas Millie sabe também que, às vezes, as pessoas simplesmente vão embora, assim como sua mãe, que a deixou numa loja e disse volto daqui a pouquinho e ainda não voltou. A garotinha continua esperando e não está triste porque encontrou Karl, o Digitador, que escreve palavras no ar enquanto fala.

Karl também está sozinho porque sua esposa, o grande amor da vida dele, morreu. E ele é um fugitivo – fugiu da casa de repouso onde seu filho o deixou. E mesmo sabendo disso a menina não vai contar a ninguém, nem mesmo Manny, um manequim que eles conheceram na loja e se tornou um amigo companheiro deles dois. Tem também Agatha Pantha, uma mulher que fala sozinha desde quando seu marido morreu. Ela se trancou em casa, dentro de um mundo só dela. Mas sabe de uma coisa? Isso vai mudar depois da chegada de Millie, porque Agatha vai sair de casa e ajudar a menina a encontrar sua mãe. Junto a Manny e Karl, Pantha viverá aventuras que revelarão muito de quem eles são e encontrarão um novo sentido para a vida que estavam deixando de lado quando se trancaram dentro de si por causa do luto.

Achados e Perdidos conta uma bela história, repleta de aventuras, descobertas, perdas e ganhos. Quando algo morre deixa de existir? E quando alguém vai embora ela sempre volta? Será que a gente pode aprender com uma criança? E depois que o amor de nossas vidas morre o mundo deixa de fazer sentido? Somos apresentados a questões como essas, no texto de Davis, que criou um enredo metafórico, poético, complexo e que num momento nos apresenta uma realidade crua, no outro uma realidade absurda com personagens cheios de atitudes insanas.

O livro ganhou direito de publicação em mais de 26 países e logo que foi lançado entrou para a lista de best-seller na Austrália e entrou para a lista de mais vendidos em diversos países.

Ano de Publicação no Brasil: 2016
Editora: Record
Número de Páginas: 252
Autor: Brooke Davis
Título Original: Lost & Found
Ano de Publicação Original: 2014

Brooke Davis é australiana e já trablhou com escritora, editora e livreira. Achados e perdidos é seu romance de estréia e faz parte do seu doutorado na Curtin University.