Aliados | Crítica


Dizem que no amor e na guerra vale tudo. Será que vale mesmo?! Essa é uma das questões implícitas na história do casal Max Vatan e Marianne Beausejour, interpretados respectivamente por Brad Pitt e Marion Cotillard, no longa “Aliados” que estreia no próximo dia 16 de fevereiro e tem a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo.

Aliados

Ambos são espiões e se conhecem em uma missão conjunta durante a guerra, na qual devem se passar por um casal apaixonado, o que se desenvolve facilmente, já que desde o primeiro momento eles demonstram sintonia. E como há de se esperar o envolvimento se torna genuíno, contudo há algo de inconsistente pairando no ar, especialmente no olhar receoso e muitas vezes nublado de Marianne – ainda que isso seja mais perceptível para o público -, porém isso se torna algo tangível quando os superiores de Max o bombardeiam com uma série de questionamentos e imposições sobre Marianne, agora sua esposa e mãe de sua filha.

Aliados

Todo o conflito progride a partir da dúvida implantada em Max sobre as reais intenções por trás das atitudes dúbias de sua companheira e sua busca incessante para tentar provar a inocência dela, mesmo quando tudo aparenta o contrário. Com protagonistas densos, que se escondem e se revelam nas sutilezas, é uma produção repleta de conflito, e que deixa não apenas o personagem de Pitt, como nós espectadores hesitantes e apreensivos.

As atuações de Marion e Brad são precisas e cativantes, enquanto a direção de arte com ambientação, objetos e figurinos oferecem um show a parte, os últimos sendo extremamente elegantes e atemporais. A utilização do branco e muitas cores em tons mais claros para ela como o verde e o azul e para ele cinza, marrom e tons de areia durante o período que estão em Casablanca, como que para conceder uma maior conexão com o deserto e o clima de dias quentes e noites frias. E o uso de cores mais fortes como o bordô para ela e o azul marinho para ele quando passam a viver em Londres, com seu ar cinza e chuvoso.

É um drama com uma enredo crível, que explora pouco da guerra em si, não apresentando assim muitos embates, trata-se mais uma história baseada na relação dessas duas pessoas, seus diálogos e investigações que conduzem os personagens à um desfecho irreversível.

Título Original: Allied

Lançamento: 16 de fevereiro

Direção: Robert Zemeckis

Roteiro: Steven Knight

Elenco: Brad Pitt, Marion Cotillard, Lizzy Caplan, Charlotte Hope, Jared Harris, Raffey Cassidy, Matthew Goode

Gênero: Drama

Nacionalidade: Estados Unidos

[yasr_overall_rating size=”medium”]