The Breakdown

Data de lançamento 12 de abril de 2018 (1h 30min) Direção: Carolina Jabor Elenco: Daniel de Oliveira, Malu Galli, Marco Ricca mais Gênero Drama Nacionalidade Brasil
8.5

Querido por todos devido ao seu jeito brincalhão e parceiro, Rubens (Daniel de Oliveira) é um professor de natação carismático e extrovertido que dá aulas para pré-adolescentes em um clube. Porém, ele se vê em apuros quando um de seus alunos, Alex (Luís Felipe Melo), diz à mãe que o professor lhe deu um beijo na boca no vestiário. Alegando inocência, Rubens é acusado pelos pais da criança e passa a ter que lidar com um verdadeiro linchamento virtual.

O roteiro de Lucas Paraizo aborda o comportamento quase compulsivo de nossa época de julgar atitudes/pessoas sem pesar como isso impacta a vida dos acusados (importante ressaltar que acusado não é réu), nem se o que aconteceu é realmente um  fato. Não espere aqui que o fato seja elucidado, o filme não se preocupa com isso, e sim como os mais diversos personagens se comportam. E é interessante como isso é feito. Há muitas camadas que podem ser analisadas, dependendo de como a ação impacta na vida dos personagens. Cada um deles tem uma postura que, com certeza, faz o espectador se identificar e acabar tomando para si a visão, criando uma forte empatia. Há também abordagens a preconceitos que são discutidos de forma interessante e fazem todo o sentido estar na história.

Quanto à direção, Carolina Jabor foca principalmente em deixar o espectador na dúvida. Todos os movimentos são feitos para manter a ambiguidade. Habilmente, a diretora consegue colocar cada personagem para expor seu ponto de vista. E se há um momento em que somos levados a acreditar que algo aconteceu, em outro acreditamos que não. Isso tem relação direta também com como conhecemos cada personagem. Antes do conflito estar estabelecido, conhecemos características dos envolvidos, o que nos dá uma noção bem interessante do que esperar de cada um deles.

Daniel de Oliveira consegue convencer como um homem que realmente se importa com as crianças, mas oscila em seu caráter, aumentando a dúvida de suas ações. Marco Ricca é um pai que não sabe como agir frente à situação e muda seu posicionamento por pressão social. Stella Rabello é uma mãe que passional e protetora que não mede suas palavras ou ações, mas sua postura é compreensível considerando toda pressão que sofre e a responsabilidade sobre os seus ombros. Por fim, Malu Galli faz a diretora da escolinha que fica entre os pais e o professor, sem saber em quem acreditar ou mesmo o que fazer diante de uma situação tão delicada.

Aos Teus Olhos é um excelente filme nacional, trazendo a discussão de um assunto muito presente na nossa sociedade cada vez mais conectada, e cada vez mais disposta a dar sua opinião.

Previous Top 9 filmes que revolucionaram o cinema com seus efeitos visuais
Next Homem-Formiga e a Vespa | Crítica

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *