Arte falsa de Jack Kirby está sendo vendida por US$ 2 mil


Um malandro espertinho está tentando vender uma arte supostamente feita por Jack Kirby no eBay. O cara está pedindo US$ 2 mil pelo papel, que reproduz a capa de Vingadores #4, de 1963:

avengers-4-fake

E essa é a capa original:

avengers4

Além de alguns detalhes malfeitos, a ausência do Namor na reprodução denunciou a ilegitimidade da arte.

Jack Kirby — nome artístico de Jacob Kurtzberg — nasceu em Nova York em 1917. Em 1935, Kirby começou a trabalhar no Flescher Studios, fazendo sequências para as animações de Popeye. Nessa época ele conheceu Joe Simon e ambos começaram a vender ilustrações para Martin Goodman, fundador da Timely Comics, que anos depois se tornaria a Marvel Comics.

Em 1941, Simon e Kirby criaram o Capitão América, que automaticamente se tornou um fenômeno de vendas. Kirby ficou afastado da Timely por alguns anos, onde comandou a primeira versão do Sandman na DC. Em 1961, o quadrinista firma sua parceria com Stan Lee na produção de quadrinhos de super-heróis na Marvel.

Ao lado de Lee, Kirby foi coautor de diversos personagens icônicos da Casa das Ideias, entre eles Hulk, Thor, Homem de Ferro, Homem-Formiga e foi peça central na criação do Quarteto Fantástico, dos X-Men e dos Vingadores.

Kirby faleceu em 1994 aos 76 anos. Desde a sua morte, seus herdeiros travaram batalhas judiciais para que a Marvel reconhecesse a coautoria dos personagens mencionados acima — a empresa, por sua vez, dizia que Kirby era apenas um contratado na época e não havia exercido trabalho criativo o suficiente para que fosse creditado na origem dos personagens.