Canal Curta! Confira os destaques da programação


No dia 28, na Terças das Artes, o Canal Curta! exibe “Pina”, do alemão Wim Wenders. O longa, que foi indicado ao Oscar 2012 de Melhor Documentário, acabou se tornando uma homenagem póstuma de Wenders à amiga. As filmagens começaram pouco antes da morte de Pina, em junho 2009, aos 68 anos. O diretor traz um olhar do movimento corporal e da arte da dança, intercalando cenas dos espetáculos e entrevistas com bailarinos daTanztheater Wuppertal, companhia de dança dirigida pela coreógrafa.

Durante sua primeira visita a Cuba, o músico e escritor Jorge Mautner convidou o diretor uruguaio Guillermo Planel para registrar seus momentos pelo país. O documentário “Jorge Mautner em Cuba” traz um show histórico em Havana, além de momentos do artista cantando em praça pública e vivenciando experiências típicas do local. O longa, atração da Segunda da Música, no dia 27, mostra ainda depoimentos de Mautner pelas ruas da capital sobre filosofia, política, religião e literatura.

Na Quarta de Cinema, dia 29, o telefilme documental “O Prólogo”, de Gabriel F. Marinho, vai ao ar na programação. O longa discute a propaganda política no Brasil na época do regime militar, entre os anos 60 e 70, e investiga os curtas-metragens exibidos antes das sessões de cinema na época. Esses conteúdos funcionavam, na verdade, como propaganda política e eram usados para informar a população uma vez que a TV não era tão difundida assim. Importantes nomes da literatura atual, como Rubem Fonseca, Raquel de Queiroz e Fernando Sabino, eram roteiristas e integrantes do Ipes (Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais), órgão responsável por esses cinejornais.

Com o tema “Férias de Inverno”, o “A Vida É Curta!” vai ao ar também na quarta com a exibição de “Recife Frio”, filme de Kléber Mendonça Filho, que mostra como uma estranha mudança climática muda a tropical cidade. O programa segue com “Silêncio e Sombras”, de Murilo Hauser, uma obra inspirada no poema “Der Erlkönig”, de Johann Wolfgang Von Goethe. O filme retrata a relação de pai e filho por meio de metáforas entre luz e sombra e sonho e realidade, enfatizando o fim da infância e as dúvidas da fase adulta. Fecha a atração“Lição de Esqui”, de Leonardo Mouramateus e Samuel Brasileiro. Melhor Curta no Festival de Brasília em 2013, a ficção narra a história de dois jovens amigos que vivem em Fortaleza, até que um deles decide ir sozinho para o Canadá.

Atração da Quinta do Pensamento, dia 30, “Um Sonho Intenso” aborda com uma narrativa leve e prazerosa um tema denso: a história social e econômica do Brasil da década de 30 até hoje. O diretor José Mariani utiliza trechos de filmes, reportagens históricas e depoimentos de nomes como Maria da Conceição Tavares, Carlos Lessa, João Manuel Cardoso de Melo, Luiz Gonzaga Belluzzo, Ricardo Bielschowsky, Lena Lavinas, os sociólogos Francisco de Oliveira e Adalberto Cardoso e o historiador José Murilo de Carvalho. Figuras importantes como Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek ganham um outro olhar e momentos marcantes como o pós 64 passam por uma nova análise.

Conhecido como o canto usado por vaqueiros para chamar o gado, “Aboio” é também o nome do documentário da mineira Marília Rocha, que será exibido no Curta! nesta Sexta da Sociedade, 1º de julho. O filme, vencedor do festival É Tudo Verdade de 2005 e já exibido no MOMA de Nova York, retrata vaqueiros que ainda utilizam essa técnica de uma maneira poética, dando espaço ao imaginário que cerca os homens do sertão. Rodado em estados como Pernambuco, Minas Gerais e Bahia, o longa avança pelo interior do Brasil e acompanha a jornada de muitos desses trabalhadores.

SEGUNDA DA MÚSICA

Mautner em Cuba (Documentário)

No fim de 2014, Jorge Mautner realiza um histórico show em La Habana com depoimentos pelas ruas da capital cubana, abordando diversos assuntos como filosofia, política, religião e literatura, criando um distanciamento entre sua vida pessoal e o espectador. As ideias de um dos grandes pensadores brasileiros contemporâneos são apresentadas em um caldeirão multicultural em sua primeira viagem a Cuba.

Diretor: Guillermo Planel

Duração: 75 min.

Exibição: 27 de junho, segunda-feira, às 22h.

Classificação: Livre

Horários alternativos: Dia 28 de junho, terça-feira, às 2h e às 16h/ Dia 29 de junho, quarta-feira, às 10h/ Dia 2 de julho, sábado, às 10h.

TERÇA DAS ARTES

Pina (Documentário)

O documentário de Wim Wenders, indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2012, além de apresentar um olhar sobre o movimento corporal e a arte da dança, presta uma homenagem póstuma à coreógrafa e amiga de longa data do cineasta, Pina Bausch. No início dos anos 1970, Pina assumiu a direção da Tanztheater Wuppertal, companhia de dança que hoje leva seu nome. Aos 68 anos, a coreógrafa alemã faleceu em junho de 2009, pouco depois do início das gravações do documentário. Tendo filmado apenas quatro trabalhos para o longa – Le Sacre Du Printemps, de 1975, Kontakthof, de 1978, Café Muller, de 1978, e Vollmond, de 2006 -, Wenders resolveu seguir com o projeto após a morte de Pina, intercalando cenas dos espetáculos com entrevistas e depoimentos dos bailarinos da companhia.

Diretor: Wim Wenders

Duração: 106 min.

Exibição: 28 de junho, terça-feira, às 22h15.

Classificação: Livre

Horários alternativos: Dia 29 de junho, quarta-feira, às 2h15 e às 16h15/ Dia 30 de junho, quinta-feira, às 10h15/ Dia 2 de junho, sábado, às 8h.

QUARTA DE CINEMA

“A Vida é Curta!” da semana exibe produções que têm como tema as “Férias de Inverno”

Nessa quarta-feira, o “A Vida é Curta” exibirá três curtas com a temática “Férias de Inverno”: “Recife Frio”, “Silêncio e Sombras” e “Lição de Esqui”. Em “Recife Frio”, Kléber Mendonça Filho apresenta a cidade brasileira de Recife, que já foi tropical, mas nessa trama se apresenta fria, chuvosa e triste, depois de passar por uma desconhecida mudança climática. Na sequência, a animação “Silêncio de Sombras”, uma obra inspirada no poema “Der Erlkönig”, de Johann Wolfgang Von Goethe. O filme retrata a relação de pai e filho por meio de metáforas entre luz e sombra e sonho e realidade, enfatizando o fim da infância e as dúvidas da fase adulta. E, para finalizar, o curta “Lição de Esqui”, filmado em Fortaleza. A história mostra a convivência de dois amigos, até que um deles decide viajar sozinho para o Canadá. O filme foi escolhido como melhor curta-metragem no Festival de Brasília de 2013.

Exibição: 29 de junho, quarta-feira, às 20h

Classificação: Livre

Horários alternativos: Dia 30 de junho, quinta-feira, às 0h e às 14h/ Dia 01 de julho, sexta-feira, às 8h/ Dia 02 de julho, sábado, às 14h.

O Prólogo (Documentário)

“O Prólogo” discute o uso da propaganda política através do cinema e da televisão na década de 1960, desvendando a cultura dos antigos curtas-metragens que passavam antes das sessões principais de cinema no Brasil.

Diretora: Gabriel F. Marinho

Duração: 94 min

Exibição: 29 de junho, quarta-feira, às 22h

Classificação: Livre

Horários alternativos: Dia 30 de junho, quinta-feira, às 2h e às 16h/ Dia 1 de julho, sexta-feira, às 10h/ Dia 2 de junho, sábado, às 10h.

QUINTA DO PENSAMENTO

Um Sonho Intenso (Documentário)

Relato das transformações do processo socioeconômico brasileiro pontuado por interpretações de um grupo de economistas e historiadores que têm em comum o reconhecimento de que os avanços desde 1930 até os dias atuais não foram suficientes para eliminar algumas características fundamentais do subdesenvolvimento brasileiro.

Diretor: José Mariani

Duração: 102 min

Exibição: 30 de junho, quinta-feira, às 22h.

Classificação: Livre

Horários alternativos: Dia 1 de julho, sexta-feira, às 2h e às 16h/ Dia 3 de julho, domingo, às 15h30/ 4 de junho, segunda, às 10h.

Sexta da Sociedade

Aboio (Documentário)

No interior do Brasil, adentrando as extensões semiáridas da caatinga, há homens que ainda hoje conservam hábitos arcaicos, como o costume de tanger o gado por meio de um canto de nome aboio. O filme aborda a música, a vida, o tempo e a poesia dos vaqueiros do sertão.

Diretora: Marília Rocha

Duração: 73 min

Exibição: 1º de julho, sexta-feira, às 22h30.

Classificação: Livre

Horários alternativos: Dia 2 de julho, sábado, às 2h20 e às 11h30/ Dia 3 de julho, domingo, às 22h30/ 4 de julho, segunda-feira, às 16h30.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 83 na GVT, 75 na Oi TV, 103 na Vivo TV e 69 na Claro TV.