The Breakdown

Título Original: Candidato Honesto 2 Lançamento: 30 de agosto Direção: Roberto Santucci Roteiro: Paulo Cursino Gênero: Comédia Elenco: Leandro Hassum, Flávia Garrafa, Rosanne Mulholland, Victor Leal, Cassio Pandolfh, Maria Padilha.
6.0

Aproveitando o timing do ano eleitoral, a continuação de Candidato Honesto (2014) acaba de estrear nos cinemas do país neste dia 30. A comédia é repleta de referências ao atual cenário político do Brasil, como a operação Lava-Jato da Polícia Federal e ao impeachment da ex-presidente Dilma Hussef.

O filme traz novamente João Ernesto (Leandro Hassum) como protagonista, e seguindo a mesma premissa do seu anterior, João continua dizendo apenas a verdade, mas desta vez, ele promete que é possível fazer política e honestidade andarem juntas, sério? Nem preciso dizer que este filme não acaba bem né?!

Vivendo em sua prisão domiciliar, o ex-corrupto, permanece pagando pelos seus crimes e conformado a uma vida no anonimato, convencido a jamais voltar ao universo da política. Mas o seu plano sofre um pequeno desvio, quando após resgatar uma pessoa de afogamento na praia, e o seu nome volta milagrosamente aos noticiários.

Então, João volta, e decide concorrer à presidência da república com o auxílio do seu vice Ivan Pires, uma figura sinistra e um tanto alusiva, e qualquer semelhança a tal político brasileiro é mera coincidência. Apesar de uma campanha piegas e apelativa, João vence a eleições, mas logo após assumir o cargo, o país entra em uma crise política e ele sofre um impeachment.

Roteiro de Paulo Cursino e direção de Roberto Santucci o filme traz piadas repetitivas, cansativas, até um tanto inocentes. O humor escrachado e pastelão de Hassum permace e em um momento ele próprio tira sarro de suas piadas.  É uma grande sátira ao momento que estamos vivendo nesses últimos cinco anos, e como todo bom brasileiro, vamos ri para não chorar.

Também fazem parte do elenco do longa os atores Flávia Garrafa, Rosanne Mulholland, Victor Leal, Cassio Pandolfh, Mila Ribeiro, Anderson Müller, Paulinho Serra, Maria Padilha. A produção é da Camisa Listrada, em coprodução com Paramount Pictures, Panorama Filmes e Telecine. A distribuição é da Downtown Filmes/Paris Filmes.