The Breakdown

Data de lançamento 17 de janeiro de 2019 (1h 34min) Direção: Dean DeBlois Elenco: Jay Baruchel, America Ferrera, Cate Blanchett mais Gêneros Animação, Família, Aventura Nacionalidade EUA
9.0

Depois de um primeiro filme apaixonante e uma sequência que nos deixou de boca aberta, Dean DeBlois enfrentou uma tarefa muito difícil: fechar a história de Banguela e Soluço completamente. Poucos terceiros são capazes de manter o roteiro, e esse desafio foi cumprido furiosamente na noite e na luz.

Já fazem nove anos desde o primeiro filme, e agora chegou a hora de dizer adeus a esse arco que considero um dos melhores já desenvolvidos na animação. O estúdio permaneceu fiel ao espírito da saga, e aprofundou ainda mais as relações entre os personagens, sem deixar de lado o tom animado e aventureiro da história.

Como Treinar Seu Dragão 3’ é sobre a necessidade de amadurecer um pouco mais: Soluço precisa se livrar de suas inseguranças, inclusive deixando seu amado dragão (pausa para emoção) seguir seus próprios caminhos. Mas não será fácil, já que um caçador de dragões obcecado, está prestes a descobrir o paraíso onde as criaturas vivem momentaneamente em paz com os seres humanos.

Essa foi uma conclusão muito satisfatória que não negligencia nenhum dos elementos básicos que não devem faltar: reflexão, emoção e beleza. A cena do cortejo do Fúria da Noite para a recém-descoberta Fúria da luz, é uma delícia, e isso mostra como a essência da franquia ainda permaneceu intacta. O novo vilão, Grimmel, convence, mas é um pouco maniqueísta, porém, felizmente, não é o centro da história.

Precisamos concordar que o visual é absolutamente espetacular. Nesse sentido, deve-se dizer que os anos que se passaram entre o primeiro e o último filme são percebidos. As técnicas de animação foram refinadas de tal forma que se você assistir aos três seguidos, fica claro o salto exponencial que a saga deu em todos os sentidos: iluminação, texturas, design de personagens, criação de cenários e tudo mais.

‘Como Treinar Seu Dragão 3’ chegou trazendo um fim que vai tocar seu coração brutalmente, por ser tão real quanto a própria vida. Magia pura.