A Grande Aposta | Crítica do filme


20150923-aposta

 

Sagaz, divertido e inteligente.

Uma coisa precisa ser dita sobre “A Grande Aposta”, vale a pena cada minuto de duração, o diretor Adam Mckay conseguiu a proeza de falar sobre crise econômica americana de maneira leve e divertida! Não foi desta vez tédio!

“A Grande Aposta” é baseado em fatos reais, o filme, retrata a grande crise do mercado imobiliário norte-americano em 2008, que representa o maior golpe na economia do país. Mckay inspira-se no livro de um dos maiores autores da área, “A jogada do século”, de Michael Lewis (2010) que entrou para a lista de best-sellers do “New York Times”.

maxresdefault

O filme conta a história de quatro homens que resolvem apostar contra os bancos, prevendo uma crise imobiliária, que resultaria na pior catástrofe financeira dos Estados Unidos. Quando essa bolha estourou em 2008, levou milhões de americanos ao desemprego e sem lugar para morar.

Com um time de estrelas no elenco, Steve Carell (Mark Baum), Ryan Gosling (Jared Vennett), Christian Bale (Dr. Michael Burry) e Brad Pitt (Ben Rickert) interpretam os investidores principais, e a história por trás dos bastidores da crise. É difícil saber quem é o protagonista do filme, todos desempenham personagens excêntricos e singulares.

10

Christian Bale domina as cenas ao interpretar o gênio antissocial, Dr. Michael Burry, que curte heavy metal nas alturas no trabalho, sem interação com o restante das pessoas no escritório, é um dos primeiros a prever a crise imobiliária americana. Gosling, também se destaca na atuação, o seu personagem é sarcástico, irônico. Quem surpreende na atuação é Carell, que dá vida a um personagem intenso, histérico e complexo.

Mas além do tema, o time de estrelas no elenco, o grande sucesso do filme é a narrativa e os elementos que o Mckay utiliza para captar a atenção do telespectador, ao lidar com termos técnicos do universo de Wall Street como Subprime, CDCs, Swap.

O diretor é ousado, abusa da cultura pop, a trilha sonora remete a nostalgia da geração MTV, com Gorillaz, Nirvana, a Selena Gomez explicando sobre CDCs Sintéticos em uma jogada de pôquer no icônico hotel Ceaser Palace em Las Vegas.

Mckay atinge o seu objetivo e é muito bem sucedido, todo mundo pode entender o mercado financeiro, mesmo um leigo, e o melhor de tudo, se divertir, “A Grande Aposta” é uma comédia de humor negro, com cenas incríveis e atuações fantásticas! “A Grande Aposta” estreia dia 14 de janeiro em todos os cinemas do país.

Elenco:

Brad Pitt– Ben Rickert
Christian Bale – Michael Burry
Selena Gomez
Marisa Tomei – Cynthia Baum
Ryan Gosling – Jared Vennett
Steve Carell– Mark Baum

Direção: Adam Mckay

Gênero: Drama

Duração: 130 min.

 

[yasr_multiset setid=0]