Crítica – O Contador


O suspense “O Contador” estreou nos EUA no último dia 14 de outubro e já é líder de bilheteria faturando US$24,7 milhões apenas no primeiro final de semana. O longa, da Warner Bros, traz Ben Affleck (Christian Wolff) no papel de um contador, que foge totalmente do padrão deste profissional. Wolff é um verdadeiro gênio da matemática, exímio atirador, mestre em artes marciais, que sofre da Síndrome de Asperger, uma doença com sintomas similares ao Autismo.

o-contador-678x381

Na verdade, ele esconde uma identidade secreta, e trabalha com diversas organizações criminosas e chefões da máfia, o que acaba despertando a atenção do agente federal interpretado por J.K Simmons (Whiplash – Em busca da Perfeição). Extremamente metódico e detalhista, o contador é bastante reservado, e ao longo do filme, somos remetidos à sua infância perturbada, o que explica sua vida adulta.

As coisas esquentam, quando Christian é contratado para descobrir os vazamentos nas contas de uma empresa bilionária de robótica. Neste momento é introduzida à trama, a personagem de Anna Kendrick, ela tentará se conectar com Wolff mais à frente, porém sem sucesso, já que uma das características da Síndrome de Asperger é a ausência da capacidade de socialização e afeto.

321822

No decorrer das cenas, Wolff se revela quase um super-herói e é impossível não comparar o contador com o último papel de Affleck, o Batman, em Batman Vs Superman. As evidências são enormes, esconderijo secreto para armas, doa seus pagamentos para a caridade, treinamento com mestre em artes marciais, enfim, temos diversos elementos que remetem Christian Wolff ao querido Bruce Wayne.

filme-o-contador-ben-affleck-20161019-010

A direção ficou por conta de Gavin O’Connor (Em Busca de Justiça, 2015), e roteiro Bill Dubuque (O Juiz, 2014), o filme segue com diversas reviravoltas e surpresas, além de ótimas cenas de ação. Uma das surpresas inclusive é ótimo ator Joh Bernthal (The Walking Dead), que aparece no filme como outro assassino profissional, ganha um destaque a mais no final do filme (tente adivinhar).

No mais, “O Contador” é uma diversão para os amantes de suspense e ação, mas existem algumas falhas do roteiro e quedas em clichês e lugares comuns. Uma mistura talvez, da trilogia Bourne com Missão Impossível, e quem sabe, até o Batman.

 

The Accountant

Gênero: Ação, Suspense
Direção: Gavin O’Connor.

Roteiro: Bill Dubuque.
Elenco: Ben Affleck, J.K.Simmons, Anna Kendrick, Cynthia Addai-Robinson.
Produção: Lynette Howell, Mark Williams.
Duração: 122 Minutos.

Estreia: 20/10/16 (Brasil).

[yasr_multiset setid=0]