Expocine 2017


Aconteceu em São Paulo na última semana, entre os dias 27 e 29/09 a Expocine 2017, maior evento da América Latina voltado a negócios para cinema. Mais do que as produções em si, já que há nela a apresentação e divulgação de novidades no line up das distribuidoras, a feira abrange todo o mercado que contribui direta e indiretamente para a melhor experiência do usuário de conteúdo audiovisual.

Nesse sentido é possível observar e interagir nos estandes tanto no que diz respeito às novas tecnologias de projeção tradicional, 3D e VR, no conforto e usabilidade das cadeiras como por exemplo as da 4DX que permitem ao espectador experimentar sensações diversas durante às sessões, ou ainda as lentes que podem ser conectadas diretamente nas armações daqueles que usam óculos de grau, evitando o desconforto de ter que ter o peso de duas armações para assistir filmes em 3D, como também conhecer e provar as deliciosas novidades nos produtos disponibilizados nas bombonières. Eu por exemplo experimentei quatro novos sabores de pipocas doces, sendo morango de pasta italiana, coco caramelado, avelã e chocolate cremoso e ainda a de limão siciliano. Imaginem, quantos outros não podem vir por aí! Confesso que seria difícil escolher uma só, na dúvida eu gostaria logo de um combo com os quatro sabores juntos. 😀

Inclusive uma das novidades dessa edição foi o curso de capacitação em bombonière, que deve se repetir nos próximos anos, considerando que para Malco Theatres, especialista que palestrou no evento na terça-feira (26/09), uma das principais tendências do mercado cinematográfico será incorporar restaurantes e cafeterias nos serviços oferecidos aos espectadores. O objetivo, com isso, é tornar o cinema um ambiente de reunião e encontros. Segundo ele, essa estratégia já tem sido bem-sucedida em alguns cinemas norte-americanos, que contam com espaços de coquetel, buffet e petiscos preparados por chefs, por um ingresso ligeiramente mais caro.

“A ideia é que as pessoas deixem de jantar fora antes e tenham essa refeição já dentro do cinema. Se o encontro for bom então, o casal ainda pode tomar um coquetel após o filme também.”. Malco Theatres

O evento é interessante não somente para pessoas relacionados ao mercado, e como isso pode fomentar o business como também para aqueles fãs mais curiosos que adoram conhecer bastidores e curiosidades, afinal não é todo dia que se tem a chance de observar de pertinho um projetor de cinema e as peças que o compõe, ou ouvir sobre processo de evolução das novas tecnologias e modo de criar boas histórias com profissionais que atuam nele e vivenciaram de perto muitas destas transformações.

O sucesso foi tanto, que já foi divulgado que o evento em 2018 ganhará mais um dia, passando de 3 para 4 dias e as datas já confirmadas são os dias 02, 03, 04 e 05 de outubro. Nos vemos lá!