Fãs querem que Google crie “doodle” especial para Jack Kirby


Quase todos os dias, o Google muda o seu logotipo para um “doodle” como forma de homenagem a uma data ou pessoa. Com isso em mente, fãs de Jack Kirby criaram uma campanha pedindo que a empresa honre o “Rei dos Quadrinhos” na data de seu centésimo aniversário, em 28 de agosto.

A petição, que surgiu no Tumblr, instrui as pessoas a mandarem emails para a Google listando as razões de porque Kirby mereceria ser homenageado e usando a hashtag “#doodleforjack“. A Google não se manifestou sobre o pedido.

ack Kirby — nome artístico de Jacob Kurtzberg — nasceu em Nova York em 1917. Em 1935, Kirby começou a trabalhar no Flescher Studios, fazendo sequências para as animações de Popeye. Nessa época ele conheceu Joe Simon e ambos começaram a vender ilustrações para Martin Goodman, fundador da Timely Comics, que anos depois se tornaria a Marvel Comics.

Em 1941, Simon e Kirby criaram o Capitão América, que automaticamente se tornou um fenômeno de vendas. Kirby ficou afastado da Timely por alguns anos, onde comandou a primeira versão do Sandman na DC. Em 1961, o quadrinista firma sua parceria com Stan Lee na produção de quadrinhos de super-heróis na Marvel.

Ao lado de Lee, Kirby foi coautor de diversos personagens icônicos da Casa das Ideias, entre eles Hulk, Thor, Homem de Ferro, Homem-Formiga e foi peça central na criação do Quarteto Fantástico, dos X-Men e dos Vingadores.

Kirby faleceu em 1994 aos 76 anos. Desde a sua morte, seus herdeiros travaram batalhas judiciais para que a Marvel reconhecesse a coautoria dos personagens mencionados acima — a empresa, por sua vez, dizia que Kirby era apenas um contratado na época e não havia exercido trabalho criativo o suficiente para que fosse creditado na origem dos personagens.