Filmes de terror inesquecíveis dos anos 80


A década de 80 foi o período mais fértil do cinema de terror em hollywood. Nessa época nasceu franquias que entraram pra história do cinema e influenciaram a forma de fazer filmes do gênero desde então. Esta aqui é uma lista pessoal, se há algum que você gostaria que entrasse na lista, deixe seu comentário.

uma-noite-alucinante-2-1987-4

Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (The Evil Dead, 1981)Um filme de baixíssimo orçamento, com muitas dificuldades de produção,  mas capaz de criar um ambiente de terror e medo. Sam Raimi no seu melhor. Afinal o próprio demônio está à espreita (quem não lembra da sequência da leitura do Necromicon?). O “gore” sempre presente com uma pitada de comédia, tudo na medida certa.

hero_eb19851018reviews510180303ar

Re-animator (Re-animator, 1985) – Considerado um filme trash, está é na verdade uma pérola dos filmes de horror. Baseado, vagamente, num conto de H. P. Lovecraft. Um cientista desenvolve a fórmula para reviver os mortos, só que em consequência da megalomania , as coisas saem do controle. É engraçado, amedrontador, cheia de humor negro e gore, tudo bem balanceado, é uma síntese quase perfeita de tudo de melhor que o terror dos anos 80 pode nos proporcionar.

creepshow2

Show de Horrores (Creepshow 2, 1987) – Com roteiro de George A. Romero e Stephen King baseado nos contos de King, então podem imaginar que é coisa boa. O filme é divertido, mistura desenho e live action entre as histórias que não tem relação entre elas, sendo pequenas contos, como se fosse uma HQ. Vemos a vingança de um velho índio de madeira, uma gosma viva num lago aterrorizando adolescentes com hormônios a flor da pele e uma infiel que atropela um trabalhador na estrada e é perseguido por ele. histórias tão diferentes e tão bem escritas e filmadas, uma perola!.

vlcsnap-2011-12-30-07h27m52s226

O enigma de outro mundo (The Thing, 1982) – Pessoas presas  no frio ártico junto com uma criatura que não tem forma definida. Assim é o enigma do outro mundo, tensão e horror ao máximo. Este talvez tenha os monstros mais inventivos e bem feitos dessa época.

friday-the-13th-jason-bloody-knife

Sexta feira 13 (Friday the 13th, 1980) – Uma mãe buscando vingança pela morte do filho. Assim começa uma das franquias mais conhecidas dos anos 80. Nesse primeiro episódio Jason ainda não aparece (escolho esse filme justamente por ser o início de tudo), é divertido, tenso e cheio de lição de moral.

nightmare-on-elm-street1984-4

A hora do pesadelo (A Nightmare on Elm Street, 1984) – Outra franquia símbolo dos anos 80. A histórico do assassino Freddy Krueger que, após sua morte, volta para se vingar atacando jovens enquanto dorme. Com um desenvolvimento gradual e cheio de tensão, nós nos importamos com os personagem e é impossível não temer Freddy. Sem falar nas cenas que são lendárias,  Wes Craven no seu auge!   

day_of_the_dead_14

Dia dos mortos (Day of the Dead 1985) – Terceiro filme de zumbis do mestre George A. Romero. Conta a história de um  grupo de cientistas e militares que tentam encontrar uma cura para a epidemia. Assim como nos outros filmes a crítica social é fortíssima, ressaltada até pelo diretor. Nesse temos sequências clássicas de violência zumbi, muito sangue e tripas pra todo lado.

poltergeist1982-3

Poltergeist (Poltergeist, 1982) – Um dos filmes que mais marcaram a minha infância, ainda lembro da primeira vez que o vi. Nele roteiro e direção trabalham de forma perfeita, junto a isso os efeitos que tornaram aqueles fenômenos críveis. Acompanhar a família tentando salvar a pequena Carol Anne é angustiante. A atmosfera de medo, tensão são quase insuportáveis. Destaque para os acontecimentos de bastidores, como mortes de trabalhadores e até de atores depois das filmagens.

childs_play_banner_1050_591_81_s_c1

Brinquedo Assassino (Child´s Play, 1988) – Mais um franquia que deu certo. Nesse filme conhecemos um assassino que transfere sua alma para o boneco e tenta possuir um menino. é um filme cheio de suspense que saber usar o absurdo da situação para criar um clima de tensão e medo. Aqui também temos uma dose muito boa de comédia e terror (o terror foi posteriormente sendo deixado de lado nas sequências). Foi um filme que marcou época e fica a pergunta: Quem nunca teve um pesadelo com Chuck?

theshining-1024x576

O iluminado (The Shining, 1980) – Considerado um dos mais importantes filmes de terror de todos os tempos. Aqui vemos, mais uma vez, a genialidade do maior diretor que já existiu Stanley Kubrick (Aquele que dirigiu todo tipo de filme e fez tudo com excelência). Baseado no romance de Stephen King (que afirma não gostar do filme devido as mudanças que Kubrick fez), Acompanhamos uma família que tomara conta do isolado hotel Overlook por seis meses durante o rigoroso inverno do Colorado, Mas o hotel contem segredos violentos, que acabam afetando a família. O medo paira o tempo todo, há sequências de pura tensão!  Kubrick sabia muito bem usar imagem, cor e luz para criar o medo. Uma Obra prima do terror.