Greg News com Gregório Duvivier | HBO promove coletiva de lançamento para programa


Foto: André Rosa / Grafias

A HBO promoveu na última segunda, 24, uma coletiva de lançamento para  “Greg News com Gregório Duvivier”, um programa semanal de opinião e humor político com o toque único de sátira e ironia de seu apresentador, o ator e comediante Gregório Duvivier. Durante 20 semanas – período de duração da primeira temporada, já que há sim a possibilidade e interesse em ter outras – , começando a partir de 5 de maio, toda sexta-feira, Duvivier vai comentar os acontecimentos nacionais e internacionais que se destacaram nos noticiários ao longo da semana. Com duração de 30 minutos, o programa que será exibido às 22h no canal HBO e disponibilizado na HBO GO simultaneamente, será a primeira experiência de Duvivier como apresentador.

Foto: Rogério Resende

Inspirado no aclamado Last Week Tonight With John Oliver”, o programa ainda é um formato inexplorado pela HBO no Brasil, e será um espaço sem censura para os comentários críticos, afiados e bem-humorados do apresentador, que terá uma platéia –  que inicialmente não está prevista para aparecer, será apenas para dar o tom  – e ocasionalmente algum convidado para entrevista.

Nós do CinemaSim! participamos da coletiva e contamos abaixo um pouco do que conversamos com Maria Angela de Jesus (Vice-presidente de Produções Originais da HBO Latin America), Roberto Rios (Vice-presidente Corporativo de Produções Originais da HBO Latin America) e Gregório Duvivier.

Segundo Roberto, eles estão apostando em mais um conteúdo inovador e original para o Brasil. Alguns nomes foram cogitados – eu inclusive questionei se alguma dessas opções era mulher, eles me confirmaram que sim, embora não possam revelar quem seria ela. Porém não negam a possibilidade de isso se concretizar no futuro, um programa que siga a mesma linha e apresentado por uma mulher – e Gregório Duvivier, que também já havia sinalizado interesse em desenvolver algum projeto nesse sentido junto à HBO, com seu humor afiado, é a escolha perfeita para esse desafio e certamente o programa vai dar o que falar. Ele também acredita que “Greg News com Gregório Duviver” chega para provocar um diálogo importante e necessário, alinhado com o firme compromisso que eles têm de fornecer o conteúdo mais instigante e inovador para seu público. Afinal eles sabem que o público da HBO possui interesse em conteúdos diversos e busca se informar e entreter através de várias mídias, e quando escolhem acompanhar algo do canal é porque de fato consideram interessante.

Foto: André Rosa / Grafias

Maria Angela e Roberto, também contaram que como estão habituados a produzir séries, filmes documentais como “PS!”, “A Vida Secreta dos Casais”, “Holocausto Brasileiro”, que tem um tempo maior – em média dois anos e meio – desde a ideia inicial até a exibição, o Greg News tem sido um desafio interessante, pois é tudo muito rápido, mais dinâmico. Eles tiveram uma reunião e após poucos meses o programa já está estreando, sendo que para cada transmissão tudo será desenvolvido durante uma semana, desde o roteiro, gravação, edição e exibição.

Sobre a fama de defensor da esquerda, Gregório leva com bom-humor e utiliza uma anedota ouvida muitas vezes de sua avó que diz algo como: “Um rapaz estava atravessando o mar com seu barco e de cada lado tinham vilas rivais, para ambas ele era um possível inimigo, e então as pessoas de cada vila o xingavam.” E ele resume dizendo que se você não estiver sendo xingado pelos dois lados, tem alguma coisa errada. Ele menciona ainda que para a esquerda ele é considerado um vendido, já que agora vai apresentar um programa de TV de uma rede gringa e ainda vendeu o Porta para uma empresa americana (foi noticiado recentemente que a empresa Viacom, dona dos canais MTV, VH1 e Nickelodeon adquiriu a parte majoritária do Canal Porta dos Fundos no YouTube e seus derivados).

Foto: André Rosa / Grafias

Ao questioná-lo se ele possui alguma recordação de quando surgiu o interesse ou o hábito de falar sobre política, fosse com a família ou amigos, ele compartilha conosco que já na infância, ele tinha esse interesse e que aos 2 anos e meio fez uma musiquinha que ficou famosa entre os familiares que falava que o Sarney tinha passado algo para o JoJo (e até hoje ninguém sabe quem é essa criatura), com o passar dos anos isso foi se desenvolvendo.

Diante disso foi inevitável perguntá-lo se ele já cogitou a possibilidade de atuar de forma mais direta na política, como deputado, senador ou se recebesse o convite para ser ministro da cultura como ocorreu com Gilberto Gil, e ele é veemente em dizer que nunca considerou essa possibilidade por não acreditar no sistema ou que uma pessoa possa transformá-lo. Segundo ele é um sistema que é feito para a corrupção, considerando que precisa-se de muito dinheiro – milhões – para investir e conseguir se eleger. A sua forma de transformar a realidade é através da sua arte, do seu humor crítico. Ele ainda afirma que nós temos que parar de acreditar que a política é algo que acontece em Brasília ou nos palácios dos governos, que nós precisamos desenvolver a consciência que política é algo comum à todos, que acontece diariamente. A mudança, acredita ele se dá em nossas ações no dia-a-dia.

Sobre a experiência de apresentador, de experimentar uma outra possibilidade, uma outra vida – quando o entrevistamos para falar sobre “Desculpe o Transtorno”, ele nos disse que atuar é a chance de viver outras vidas – , embora não esteja atuando, ele nos revelou que é muito rica e lhe permite se aprofundar e estudar coisas que talvez ele não faria, caso não fosse desenvolver esse projeto. Ainda afirma que está longe de ser um especialista em política, nem tem a intenção de parecê-lo. Na verdade ele se considera um ignorante, que busca diariamente se tornar menos ignorante, e o Greg News irá contribuir para isso.

Ao ser questionado sobre a fragilidade das notícias quanto ao tempo e o debate sobre elas no programa, ele diz que o diferencial será o olhar mais demorado e  atento sobre a notícia e seus desdobramentos na sociedade, na profundidade com que irão tratar o tema. Se por ventura for uma notícia que já foi explorada ao máximo por outros veículos e eles considerarem que não há mais nada de significante a ser dito, refletido, essa notícia não entrará na pauta do programa. O intuito é promover questionamento e reflexão através do humor, pois para ele rir é uma forma de pensar.

Greg News com Gregório Duvivier é produzido por Roberto Ríos, Maria Angela de Jesus e Paula Belchior, da HBO Latin America Originals, e Tereza Gonzalez, do Porta dos Fundos. O programa é realizado integralmente com investimentos próprios da HBO Latin America. O lançamento faz parte da estratégia da companhia de ampliar os conteúdos originais em toda região.