High School Musical na Netflix: por onde andam os protagonistas?


2018 marcou dez anos desde o fim da série High School Musical: a terceira parte da trilogia, High School Musical 3: Ano da Formatura estreou em 24 de outubro de 2008 e foi o primeiro a ir para as telonas. Estrelada por Vanessa Hudgens, Zac Efron, Ashley Tisdale, Lucas Grabeel, Corbin Bleu e Monique Coleman, a série veio ao mundo como um tímido musical feito para a TV pelo canal Disney Channel, mas arrebatou diversos fãs ao redor do mundo, rendendo duas continuações para a história e uma turnê de shows por diversos países, incluindo o Brasil.

Nesta semana, a Netflix anunciou que os dois primeiros filmes da trilogia de Gabriella, Troy, Sharpay, Ryan, Taylor e Chad, chegaram à plataforma de streaming. Aproveitando a novidade — e enquanto a terceira parte da história também não fica disponível — , confira como estão os atores que interpretaram esses personagens tão adorados da Escola East High:

VANESSA HUDGENS

Enquanto ainda interpretava a estudiosa Gabriella Montez, Vanessa Hudgens tentou emplacar uma carreira solo, lançando dois álbuns de estúdio, V, em 2006, e Identified, em 2008, mas foi na carreira de atriz que ela acabou se destacando: Vanessa participou de filmes populares como Sucker Punch: Mundo Surreal, A Fera, Viagem 2: A Ilha Misteriosa e Spring Breakers: Garotas Perigosas.

Em 2015, estrelou o musical Gigi, na Broadway, e no ano seguinte fez parte do elenco de uma versão para a TV (e exibida ao vivo!) de Grease: Nos Tempos da Brilhantina. Ela ainda protagonizou uma série, Powerless, em 2017, que não vingou e foi cancelada em sua primeira temporada.

Atualmente, Vanessa é jurada do programa de competição de dança So You Think You Can Dance, nos Estados Unidos, e tem ensaiado uma volta à música com participações especiais em canções: primeiro, colaborou com Shawn Hook em Reminding Me e, nesse ano, foi a voz de Lay With Me, do duo eletrônico Phantoms, com um clipe que homenageou os seus tempos de High School Musical.

No cinema, o talento da atriz pode ser conferido no filme de natal da Netflix, A Princesa e a Plebeia, e na adaptação cinematográfica da série em quadrinhos Polar, também da plataforma. No último domingo (27), Vanessa também se arriscou mais uma vez em um musical ao vivo para a TV: dessa vez, a adaptação foi de RENT: Os Boêmios, de Jonathan Larson.

ZAC EFRON

Após o fim de High School Musical, Zac Efron manteve-se em evidência com comédias como 17 Outra Vez, Namoro ou Liberdade, Vizinhos, Os Caça-Noivas, Baywatch: S.O.S. Malibu e Artista do Desastre. O galã ainda se arriscou por alguns dramas, como A Morte e Vida de Charlie, Obsessão e JFK, a História Não Contada, e romances, como Histórias de Amor e Um Homem de Sorte.

Apesar de não ter investido na carreira musical — inclusive, no primeiro filme, Zac dividia os vocais nas canções de seu personagem, Troy Bolton, com o também ator e cantor Drew Seeley — , ele estrelou a adaptação para os cinemas de Hairspray: Em Busca da Fama, em 2007, no papel do charmoso Link Larkin e, recentemente, esteve no elenco do sucesso O Rei do Show, ao lado de Hugh Jackman, Michelle Williams, Keala Settle e Zendaya.

Em breve, o ator volta aos cinemas na pele do famoso assassino em série Ted Bundy, em Extremely Wicked, Shockingly Evil, and Vile.

ASHLEY TISDALE

Antes de encarnar o papel de Sharpay Evans, Ashley Tisdale já era uma estrela Disney: entre 2005 e 2008, ela foi uma das protagonistas da série infantil Zack & Cody: Gêmeos em Ação. Assim como a colega Vanessa, Ashley também se arriscou em uma carreira musical paralela a High School Musical e lançou dois álbuns: Headstrong, em 2007, e Guilty Pleasure, em 2009.

Como atriz, Ashley não teve muitos papéis expressivos, o que talvez tenha contribuído com a sua decisão de reprisar o papel que lhe deu fama: em 2011, Sharpay Evans voltou à vida no spin-off de High School Musical, A Fabulosa Aventura da Sharpay, que nem de longe teve o mesmo sucesso da série original. Ela ainda estrelou a série de TV Hellcats, que não passou da primeira temporada, e dublou algumas animações.

Em 2016, Ashley voltou a se dedicar à música com um canal no YouTube e, em 2018, anunciou que havia assinado com uma nova gravadora para lançar o seu terceiro álbum, Symptoms, cujo primeiro single, Voices in My Head, foi lançado no fim do ano passado. Na última quarta (30), a cantora lançou o videoclipe do segundo single da nova fase, Love Me & Let Me Go.

LUCAS GRABEEL

O irmão gêmeo não menos talentoso de Sharpay Evans, Ryan Evans, era interpretado por Lucas Grabeel, que antes de High School Musical não havia tido nenhum papel tão expressivo, tanto no cinema quanto na TV.

Em 2008, ele participou do longa de Gus Van Sant, Milk: A Voz da Igualdade, sobre a história de Harvey Milk, o primeiro político abertamente gay a ser eleito na Califórnia e, em 2011, voltou a viver Ryan em uma cena extra de A Fabulosa Aventura de Sharpay, ao lado de Ashley Tisdale.

Uma curiosidade: apesar de serem carne e unha no filme, Lucas e Ashley não se gostavam quando se conheceram pela primeira vez. Os atores revelaram a novidade em uma participação de Lucas no canal musical de Ashley, em maio de 2017.

Ainda em 2011, conseguiu um papel fixo na série Switched at Birth, que se estendeu até 2017, e intercalou o trabalho com dublagem em diversas animações, como Uma Família da Pesada e Dragões: Corrida até o Limite, spin-off da série de filmes Como Treinar o Seu Dragão.

MONIQUE COLEMAN

A intérprete de Taylor McKessie, que também é advogada, já era conhecida nos corredores do Disney Channel após participar da série Zack & Cody: Gêmeos em Ação, que contava com Ashley Tisdale em um dos papéis principais.

Do grupo, Monique talvez seja a que menos apareceu na TV ou no cinema ao fim de High School Musical: a moça encarnou alguns papéis aqui e acolá e fez algumas participações em programas de TV.

CORBIN BLEU

Outro que tentou carreira na música foi o intérprete de Chad Danforth, que lançou dois álbuns: Another Side, em 2007, que conta com um dueto com a colega Vanessa Hudgens; e Speed of Light, em 2009, ambos sem muito alcance popular.

Corbin também particiou de Jump In!, ao lado da atriz e cantora Keke Palmer, e teve papéis em diversas séries, como The Beautiful Life: TBL — cancelada após a exibição de seu segundo episódio —, The Good Wife, Drop Dead Diva, Psych, Castle, The Fosters, The Middle e Chicago Med. Ufa!

O FUTURO DE HIGH SCHOOL MUSICAL

Em 2016, o grupo se reuniu — exceto Zac Efron — em um especial de dez anos da série (que você pode conferir acima). No entanto, pode tirar o cavalinho da chuva quem pensa que eles se reunirão para fazer um novo filme: High School Musical é passado. Ao menos para eles.

Em breve, o clássico deve ganhar uma continuação em formato de série, que está sendo produzida para o novo serviço de streaming da Disney. Ainda não há informações sobre quem fará parte do elenco, se algum dos atores — principais ou coadjuvantes — retornará para reprisar algum papel ou quando a série estreia, mas a promessa de que novas histórias e novas músicas da turma do East High virão logo mais ainda está de pé.