Pouco conhecido do grande público antes do primeiro filme, o herói até virou motivo de piada para muitos, principalmente por causa do seu nome e do seu tamanho em relação aos outros personagens da casa das ideias.

Só que o Homem-Formiga é um importante personagem dos quadrinhos. E foi um dos fundadores dos Vingadores nas HQs. Por isso mesmo, vamos te ajuda a conhecê-lo melhor, além de te mostrar que a vida do herói não é brincadeira.

Origem

Criado por Stan Lee, Jack Kirby e Larry Lieber em 1962, ele apareceu primeiro nos quadrinhos Tales To Astonish #27. Ele foi um dos fundadores do grupo que hoje vemos nos cinemas formado por Hulk (Mark Ruffalo), Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), Viúva Negra (Scarlett Johansson), entre outros. Na época, o grupo era bem diferente.

Homem-Formiga

O primeiro Homem-Formiga dos quadrinhos foi Hank Pym, um cientista brilhante que criou as partículas Pym, substâncias que permitiam alterar as suas moléculas deixando-o grande ou pequeno. Além disso, o herói possuía um capacete que escondia sua identidade e o permitia controlar e se comunicar com insetos.

Ele também voava em cima da formiga rainha. O curioso é que, além de pequeno, o personagem podia crescer e ficar do tamanho de um prédio, mas, dessa forma, ele não conseguia se comunicar com os insetos.

Hank Pym

Conhecido por sua inteligência avançada,Pym também foi o criador de um robô com grande capacidade de aprendizado e que desejava exterminar a raça humana. Para quem ainda não entendeu, estamos falando de Ultron. Sim, nos quadrinhos Pym foi o responsável pelo nascimento do vilão, ao contrário do cinema, que colocou Tony Stark como o criador do personagem.

O cientista também era conhecido por ter uma personalidade conturbada, pois apresentou problemas mentais, dentre eles um complexo de inferioridade que chegou a prejudicar os próprios Vingadores em alguns momentos.

Em 1963, Pym ganhou uma parceira e namorada. Trata-se de Janet van Dyne, que depois se tornou a heroína Vespa. Os dois se aproximaram porque, assim como a primeira esposa de Pym (Maria Trovaya), o pai de Janet também foi assassinado. Sensibilizado com a situação da jovem, ele resolveu dar a fórmula de encolhimento para a moça e adotá-la como parceira de aventuras.

Vespa

Além do cientista, a Vespa teve um papel importante na fundação dos Vingadores. Para quem não sabe, foi ela quem deu ao grupo de heróis o nome de Avengers. Além do casal, a primeira formação tinha Hulk, Thor e Homem de Ferro.

As aventuras da dupla se estenderam até 1965, na edição 69 de Tales to Astonish. A partir daí, Hank Pym passou a ser desenvolvido por outros artistas da Marvel e, com isso, sua identidade teve inúmeras mudanças. Depois, virou o Homem-Gigante, quando suas partículas o aumentaram de tamanho, Golias e Jaqueta Amarela.

O fato é que algumas mudanças foram bem aceitas pelo leitor, mas outras não e, pelo fato do personagem ter ficado bem descaracterizado ao longo dos anos, ele acabou como mero coadjuvante nas HQs e ficou esquecido no meio dos super-heróis da editora.

O Vilão

O Jaqueta Amarela foi uma das identidades de Hank Pym nos quadrinhos. Mais interessado pela ciência do que pela vida de herói, ele acabou deixando os Vingadores. Nesse período, seu soro de crescimento revelou possuir um grave efeito colateral, que o desencadeou uma acentuada instabilidade psíquica.

Homem-Formiga

Durante um experimento, o laboratório de Pym explodiu e esse acidente concluiu o que a fantástica fórmula já vinha fazendo ao longo dos anos: induziu no cientista um estado de esquizofrenia. A partir daí, ele assumiu a identidade do arroganteJaqueta Amarela, que alegava ter assassinado Hank Pym.

No cinema, orey Stoll vive Darren Cross, personagem que nos quadrinhos é o chefe das Empresas Cross, que é diagnosticado com uma rara doença cardíaca e usa sua tecnologia para criar mecanismos para salvar a sua vida. Nas HQs, o executivo é um dos principais rivais de Scott Lang, o segundo que assumiu o traje do herói diminuto.

2º Homem-Formiga

Após Hank Pym ter abandonado a identidade do Homem-Formiga, ela foi retomada por Scott Lang, um engenheiro eletrônico que roubou o uniforme do herói para poder salvar a filha doente, Cassie Lang. Sua estreia aconteceu na edição 181 de The Avengers, de 1979.

No entanto, Pym, que atuava como Jaqueta Amarela na época, o seguiu e, ao ver que o ex-presidiário tinha boas intenções, resolveu presentear o rapaz com a roupa e o nome de Homem-Formiga.

Depois de perder a guarda da filha, Lang passou a integrar definitivamente o time dos Vingadores e foi responsável pela morte do vilão Escorpião em uma das aventuras do grupo, na saga Vingadores: A Queda. O personagem morreu em uma explosão, durante uma história de 2004, mas retornou na minissérie Avengers: Children’s Crusade.

3º Homem-Formiga

O terceiro a vestir o uniforme do Homem-Formiga foi Eric O’Gready, um agente de baixo nível da S.H.I.E.L.D., de pouca moral, que adorava mentir, trapacear, roubar e manipular os outros para se dar bem na vida. O’Gready também roubou a armadura do herói para seus próprios planos egoístas, que incluíam o uso de seu status de “super-herói” para perseguir mulheres e facilitar o seus roubos. No entanto, ele sofreu uma mudança de coração e resolveu se tornar uma pessoa melhor e renunciar à sua vida passada.

No Cinema

Dirigido por Peyton Reed, o filme do herói abraça a ideia de múltiplos Homens-Fomirgas, já que Paul Rudd vive Scott Lang e Michael Douglas aparece como o seu mentor, Hank Pym. No entanto, o primeiro longa foca na relação entre os dois, com o protagonista tentando se reinventar como um herói para não deixar que a tecnologia criada pelo seu mestre caia em mãos erradas.

Homem-Formiga

Douglas faz um Hank Pym bem mais velho do que o original e no cinema ele nunca criou Ultron, feito por Tony Stark no segundoVingadores. Seu “pecado” é a própria tecnologia de mudança de tamanho.

Assim como o primeiro Guardiões Da Galáxia, que ninguém botava fé e virou um dos maiores sucessos da Marvel nas telonas, os executivos do estúdio confiam que Homem-Formiga possa conquistar cada vez mais lugar no coração dos fãs, ainda mais com Paul Rudd, Michael Douglas e Evangeline Lilly (ela será a filha de PymHope van Dyne) no elenco.

Scott Lang tem presença garantida em Vingadores 4, mas algumas perguntas ainda persistem e os fãs esperam que o novo longa de Reed responda algumas delas. Como será a inclusão de Scott Lang? A Vespa deve voltar como uma Vingadora? Saberemos tudo isso em 2019.

Confira o trailer:

Previous Chuky volta aos cinemas em remake com produtores de It: A Coisa
Next Maisie Williams de Game Of Thrones revela medo de não conseguir mais trabalhos

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *