´Hush – A Morte Ouve´ | Seus ouvidos são os seus olhos (Topflix)


A autora Maddie Toung (Kate Siegel) vive uma vida reclusa desde que perdeu sua audição quando era adolescente, se isolando em um mundo de total silêncio. Porém, quando se vê ameaçada por um assassino psicótico mascarado (John Gallagher Jr.), ela precisará ir além dos seus limites físicos e mentais para conseguir sobreviver.

hush-a-morte-ouve9

Com roteiro de Mike Flanagan (que também é o diretor) e Kate Siegel (a atriz principal), que apresentam uma história bem simples, temos uma escritora com deficiência auditiva, isolada do mundo por conta de seu trabalho e que sem grandes explicações se depara com um assassino sádico que, tem tanta certeza de sua superioridade sobre sua futura vítima que impõe certas regras, como num jogo. E é esse jogo que impulsiona a história, em que persiste a sensação de que a qualquer minuto o assassino pode dar fim a tudo, basta querer. E isso tudo inflige ao espectador uma tensão constante. Inexiste aqui um minuto de relaxamento, e quando a tensão perde um pouco a força é logo reforçada por algum acontecimento que a coloca num patamar igual ou superior ao que estávamos vivendo antes, mantendo essa dinâmica até os minutos finais.

hush-2016-3

Mike Flanagan trabalha com poucos elementos, são apenas 4 atores e um cenário. O diretor sabe usar muito bem o material que tem, utilizando o jogo de câmera com enquadramentos assimétricos passando a impressão de que a qualquer minuto o assassino surpreenderá. É interessante também a não utilização mínima de trilha sonora. A violência de ambos os lados é bem forte, e é impossível não temer pela vida de Maddie.

hush-a-morte-ouve8

Quanto aos atores, Kate Siegel transmite toda dificuldade vivida por uma deficiente auditiva que, isolada e sem poder se comunicar, luta pra sobreviver com o que tem, utilizando o que está a sua disposição. John Gallagher Jr. faz um psicopata dissimulado e inteligente que tem o prazer, tanto de brincar com suas vítimas, quanto de matá-las. Não sabemos nada sobre o seu passado e nem é necessário, porém fica a impressão de que essa não foi sua primeira noite de matança. O ator consegue demonstrar o ar de confiança que o personagem precisa, deixando claro por sua postura que a morte de Maddie é uma questão de tempo.

f1f8e51c_o

Hush – A Morte Ouve, é um filme angustiante, um jogo de gato e rato, em que o rato tem poucas chances de escapar. Simples e direto, ele consegue prender a atenção do espectador e criar empatia com sua personagem, tornando-se impossível não entrar nessa atmosfera de tensão.