Com uma grande aprovação do público e da crítica, Lady Bird: A Hora de Voar chega ao Oscar 2018 com cinco indicações, incluindo “Melhor Filme”. O filme conta a história de Christine McPherson, a Lady Bird (interpretada por Saoirse Ronan, Brooklyn), uma garota ansiosa para terminar o colégio, deixar a sua cidade e conhecer o mundo, livrando-se da relação conturbada com a mãe para tentar achar um rumo para a sua vida.

Confira as indicações e algumas curiosidades sobre o filme:

Indicações:

  1. Melhor Filme
  2. Melhor Diretor
  3. Melhor Atriz (para Saoirse Ronan)
  4. Melhor Atriz Coadjuvante (para Laurie Metcalf)
  5. Melhor Roteiro Original (escrito por Greta Gerwig)

Curiosidades:

  1. Lady Bird foi eleito o melhor filme de 2017 pela Sociedade Nacional de Críticos de Cinema e pela New York Film Critics Circle.
  2. Em novembro de 2017, tornou-se o filme mais bem avaliado da história do site Rotten Tomatoes, com 100% de aprovação e 170 críticas positivas, um recorde do site. Antes disso, o filme com maior número de críticas positivas era Toy Story 2 (dir. John Lasseter, 1999), com 163.
  3.  É o 13º filme dirigido por uma mulher a ser indicado à categoria de “Melhor Filme” no Oscar.
  4. Com a indicação de Greta Gerwig à categoria de “Melhor Diretor”, ela se junta ao pequeno hall de mulheres que também já foram indicadas, como Lina Wertmuller, por Pasqualino Sete Belezas (Pasqualino Settebellezze, 1975); Jane Campion, por O Piano (The Piano, 1993); Sofia Coppola, por Encontros e Desencontros (Lost in Translation, 2003); e Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror (The Hurt Locker, 2008), a única vencedora do prêmio até agora. Na época, o filme bateu Avatar (2009), dirigido pelo ex-marido de Bigelow, James Cameron.
  5. Esse é o primeiro filme solo dirigido por Gerwig. Antes disso, ela já havia trabalhado ao lado de Joe Swanberg na direção de Nights and Weekends (2008).
  6. Gerwig é mais conhecida por sua carreira como atriz. Nos últimos anos, participou de filmes como Mulheres do Século 20 (20th Century Women, dir. Mike Mills, 2016), Jackie (dir. Pablo Larraín, 2016), Eden (dir. Mia Hansen-Løve, 2014) e Para Roma, com Amor (To Rome With Love, dir. Woody Allen, 2012).
  7. Além de atriz e diretora, Gerwig também é roteirista e co-escreveu filmes em que participou, como Mistress America (dir. Noah Baumbach, 2015) e Frances Ha (dir. Noah Baumbach).
  8. Frances Ha ajudou a popularizar o subgênero independente do cinema conhecido por “Mumblecore”. O movimento, iniciado pelo filme Funny Ha Ha (dir. Andrew Bujalski, 2002), abre mão de roteiros e trabalha com diálogos improvisados e pouco refinamento técnico. Greta Gerwig é uma das queridinhas do movimento, tendo participado de outras produções do tipo, como Lola Contra o Mundo (Lola Versus, dir. Daryl Wein, 2012).
  9. Em 2014, Gerwig foi convidada para protagonizar o spin-off da comédia de sucesso How I Met Your Mother. Na série, que levaria o nome de How I Met Your Dad, a personagem de Gerwig contaria aos filhos a jornada para encontrar o pai delas. O projeto, no entanto, foi cancelado e o episódio piloto, que chegou a ser gravado, nunca foi ao ar.
  10. Saoirse Ronan, a protagonista do filme, é a mais cotada para o prêmio de Melhor Atriz. Ela já venceu o Globo de Ouro de “Melhor Atriz em Comédia ou Musical” pelo seu papel no filme.
  11. Essa é a terceira indicação de Ronan ao Oscar: em 2007, foi indicada à categoria de “Melhor Atriz Coadjuvante” por seu papel em Desejo e Reparação (Atonement, dir. Joe Wright, 2007); e, em 2016, foi indicada à categoria de “Melhor Atriz” por Brooklyn (dir. John Crowley, 2015).
  12. Além de Lady Bird, Ronan também participou de Com Amor, Van Gogh (Loving Vincent, dir. Dorota Kobiela & Hugh Welchman, 2017), indicado ao Oscar de “Melhor Animação”.

O filme estrearia no Brasil em 04 de abril de 2018, mas teve sua estreia antecipada para o dia 15 de fevereiro. Então, dá tempo de conferir Lady Bird: A Hora de Voar antes da premiação do Oscar, que acontece no dia 04 de março.

Anterior Ouija House | Veja o trailer do novo terror de Mischa Barton
Próxima Com Amor, Simon | Veja o trailer do comentado romance adolescente gay

Sem Comentários

Deixe uma Mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *