Leitura Sim | Poder Suave


Nada é gratuito! Tudo tem um propósito, em tudo há um porquê, mesmo quando não o sabemos, mesmo quando não o assumimos. Isso não significa necessariamente uma coisa ruim, contudo por vezes pode vir a ser. Se faz necessário então desenvolver um filtro, buscar conhecimento e novos aprendizados. Esta é a conclusão a qual chego após embarcar nessa viagem pelo mundo, suas culturas distintas e poderosas, cada qual ao seu modo e sobre as quais Franthiesco Ballerini discorre tão bem em seu livro “Poder Suave”, publicado recentemente pela Summus Editorial.

Utilizando como parâmetro o grande poder exercido por Hollywood e o seu modo de fazer cinema em todo o mundo, – mesmo em países mais restritos para cultura estrangeira, como China e Coreia do Norte – através de 14 capítulos com temas que vão desde o Carnaval e a Bossa nova brasileiros, passando pela moda francesa até a cultura MAG japonesa e ainda um capítulo inteiramente sobre Hollywood, o escritor nos leva a refletir sobre como absorvemos e reproduzimos essas influências diariamente, ainda que de maneira inconsciente. Ele também nos leva a pensar o porquê muitas vezes o fato de se possuir um poder, não significa saber exercê-lo. Pois se não for bem administrado, esse poder acaba se tornando nulo.

Não posso dizer que foi uma leitura fácil, pois nada que te faz pensar criticamente o é, mas foi uma leitura muito interessante, agradável e até mesmo divertida por me proporcionar aprofundar um pouco mais em temas que eu já apreciava como por exemplo a música britânica explorada no capítulo 9 – A Invasão Britânica Sem Armas e Cultura MAG: O Japão no Mundo no capítulo 10, ou ainda por me permitir desvendar uma faceta da história do tango na Argentina, sobre a qual eu não tinha nenhum conhecimento prévio.

Ler pode ser sempre uma boa viagem quando nos permitimos, mas esse hábito se torna ainda melhor quando agrega mais conhecimento e desperta para novos interesses, o que sem sombra de dúvidas é o caso de “Poder Suave”. Por meio dele Franthiesco partilha conosco suas vivências e saberes construídos e aperfeiçoados ao longo dos anos na prática jornalistica e docente. Todas as suas viagens, os filmes assistidos – ele também atuou como crítico de cinema – e os produzidos, dirigidos ou roteirizados por ele, certamente o concederam experiências necessárias para se apropriar e poder suscitar essa reflexão em todos àqueles que tiverem a chance de lê-lo.

 

Título: Poder suave – Soft Power
Autor: Franthiesco Ballerini
Editora: Summus Editorial
Páginas: 216 (17 x 24 cm)
Preço: R$ 72,50 (ebook: R$ 46,10)
ISBN: 978-85-323-1064-4
Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890
Sitewww.summus.com.br