Masha e o Urso – O Filme | Crítica


Podendo ser considerada a versão feminina de Dennis de “Dennis, o Pimentinha” (1993), a pequena sapeca Masha chega às telonas dos cinemas nacionais no próximo dia 08 de dezembro, com “Masha e o Urso – O Filme”.

Masha

Uma criança doce, inteligente, entretanto muito inquieta, Masha vive em uma casa próxima à floresta e a uma estação ferroviária da Ferrovia Transiberiana. Pelo que me recordo dos episódios que já vi – sim, minha gente eu já assisti Masha, minha sobrinha adora e faz todo mundo assistir com ela 😀 – , não foi mostrado muito da família dela, o mesmo ocorre nos episódios que integram o filme. Na verdade assim que conhece o Urso e os outros animais que vivem no bosque, é como se eles se transformassem na sua família, é com esses amigos que ela passa a maior parte do seu tempo e com os quais apronta muitas traquinagens, especialmente o Urso, que passa a ocupar o papel de responsável pelo bem estar da garotinha. Ele haje como pai, amigo, professor, orientador e tudo o que ela precisar, nutrindo por ela um carinho tão grande que acaba deixando rapidamente de lado todo o nervosismo gerado pelas peraltices que ela faz.

Em um dos episódios exibidos no longa, eles decidem fazer um filme, e como sempre acontece Masha quer impor suas vontades, o que frequentemente gera conflito entre os dois, uma vez que ela sempre está em busca de situações que a colocam em risco assim como quem a cerca.

É um desenho por vezes educativo e que apresenta muitas situações comuns vividas por crianças – como aprender a andar de bicicleta, prática de esportes, a troca dos dentes de leite, aprender a ler e escrever, a conviver com bichinhos de estimação entre muitos outras – especialmente aquelas que possuem energia de sobra, como é o caso da nossa protagonista.

Criada por Oleg Kuzovkov, a animação é baseada em um tradicional conto de fadas Russo, que começou a ser exibida a partir de 2009. Agora através de uma parceria entre a Paris Filmes, SBT e Digital 21, foram compilados uma série de episódios que são apresentados por Maísa Silva e Sívia Abravanel, que buscam interagir com os espectadores através de perguntas e respostas sobre o que ocorre nos episódios exibidos, assim como acontece no popular programa Bom Dia & Cia do canal de Sívio Santos. 

Para adultos, pode ficar um pouco cansativo, afinal a linguagem utilizada é mais atrativa para os pequenos e de fato o que houve foi uma reunião de episódios, enquanto Maísa e Sívia fazem aparições pontuais e um pouco artificiais. Entretanto durante as histórias contadas é possível se divertir bem com as trapalhadas de Masha e seus amigos.

Título Original: Masha and The Bear

Lançamento: 08 de dezembro

Direção: Oleg Kuzovkov 

Criador/Roteiro: Oleg Kuzovkov

Elenco: Maisa Silva e Silvia Abravanel

Gênero: Animação

Nacionalidade: Russia

[yasr_overall_rating size=”medium”]