Moana – Um Mar de Aventuras | Crítica


cinemasimmoana

“E um dia eu saberei o quão longe eu vou

A Disney já tão reconhecida e admirada por seus contos de fadas demonstra que também é capaz de criar histórias mais humanas e próximas da realidade, ainda que contenham obviamente elementos mágicos e fantasiosos em sua composição, afinal os estúdio são mestres em nos conquistar utilizando essa fórmula.

Se em sua tradição suas princesas – Bela, Cinderela, Branca de Neve… – vêm sempre acompanhadas de um “príncipe” que as “salve”, apoie e ame – ainda que elas sejam tão hábeis quanto eles – , em “Moana – Um Mar de Aventuras”, animação que chega às telonas nacionais no dia 05 de janeiro, fica mais do que claro que mulheres podem e devem ser inteligentes, autoconfiantes, destemidas, guerreiras e aptas a irem em busca do que querem e quando querem independente de terem ou não um “príncipe” ao seu lado.

Moana

Moana é uma jovem aventureira que anseia navegar os mares e explorar o que está além do horizonte, entretanto ela vive o conflito de seguir ou não as orientações de seu pai e líder de sua tribo – cargo que será ocupado por ela em breve – que lhe impõe que seus pés, cabeça e coração devem se concentrar na ilha onde vivem e no bem-estar de seu povo, pois o mar esconde muitos perigos.

Moana

Nossa protagonista pode ser perfeitamente considerada uma jovem do nosso tempo, repleta de sonhos, desejos e incertezas, tentando equilibrar e conciliar o que lhe desperta interesse e lhe faz sentir viva e bem com seus deveres e responsabilidades com família, trabalho e com a sociedade. Que além de lidar com as suas próprias questões e expectativas ainda precisa lidar com as expectativas alheias sem se deixar sobrepujar por elas.

Com uma qualidade visual impressionante, trazendo muitas belezas naturais, muitas montanhas – algumas que até me fazem pensar em Machu Picchu pela sua imponência ao se erguer do chão e parecer tocar o céu – que evidencia até mesmo as detalhes mínimos, inclusive nas características físicas de seus personagens. A animação é sem dúvida um encanto para os olhos, enquanto também nos envolve com o hit “How Far I’ll Go” na voz de Alessia Cara ou ainda na versão nacional “Saber Quem Sou”, interpretada por Any Gabrielly, dubladora da protagonista.

Título Original: Moana

Lançamento: 05 de janeiro de 2017

Direção: John Musker, Ron Clements

Roteiro: John Musker, Ron Clements, Taika Waititi, Jared Bush

Elenco: Dwayne Johnson, Auli’i Cravalho

Gênero: Animação

Nacionalidade: EUA