Moonlight: Sob a Luz do Luar | Crítica


Ganhador do Globo de Ouro como melhor filme drama de 2016 e indicado para mais cinco prêmios, “Moonlight: Sob a Luz do Luar”, conta passagens importantes da vida de Chiron, um garoto americano negro que vive no subúrbio de Miami. Interpretado por 3 atores diferentes durante a história (Alex R. Hibbert quando criança, Ashton Sanders adolescente e Trevante Rhodes adulto), em cada trecho ele precisa descobrir sua identidade e sua sexualidade em meio ao cotidiano de um garoto pobre e sem perspectivas.

moonlight

Filho de uma viciada, sem pai e intimidado pelos colegas de escola desde criança por não se defender tanto física quanto verbalmente, Chiron encontra amor em pessoas que marcam sua vida. Com o traficante Juan, (Mahershala Ali) e sua namorada Teresa, (Janelle Monáe) faz parte de um lar que nunca conheceu, onde é possível conversar, sorrir e se sentir amado.

Já seu amigo Kevin (André Holland), tem um papel importante pois mostra para Black (apelido de Chiron dado pelo amigo) o amor, a raiva e a decepção em momentos decisivos na vida do garoto e do homem já formado.

Nos momentos do filme onde Chiron muda da infância para adolescência e se torna um adulto, o diretor Barry Jenkins mostra de forma sutil fatores determinantes que fazem os personagens optarem por viverem no crime, usarem drogas, abandonarem os amigos e a família, enfim, decisões que  fazem com que as pessoas mudem seu comportamento e valores ao longo do caminho, e faz isso com muita propriedade pois se baseou em sua própria história de vida.

moonlight

O filme que tem estreia marcada para 23 de fevereiro no Brasil, conta a realidade americana dos subúrbios, escolas e prisões, dos negros e imigrantes, gays, preconceitos e bullyings, falta de perspectivas, num momento onde as pessoas estão assustadas e apreensivas com o novo presidente Trump, que tem um discurso bem radical e intolerante com os marginalizados.

Título Original: Moonlight

Lançamento: 23 de fevereiro de 2017

Direção: Barry Jenkins

Roteiro: Barry Jenkins

Elenco: Alex R. Hibbert, Ashton Sanders, Trevante Rhodes, Mahershala Ali, Janelle Monáe, André Holland

Gênero: Drama

Nacionalidade: Estados Unidos

[yasr_overall_rating size=”medium”]