NETLABTV | Concurso estimula a criação de novas séries brasileiras


Em suas duas edições anteriores, realizadas em 2013 e 2014, o NETLABTV recebeu inscrições de três mil novas ideias de séries de criadores de 26 estados brasileiros. Dos 16 projetos vencedores, dois já foram produzidos e 12 firmaram contratos com produtoras independentes brasileiras.

Os destaques ficam por conta de Dia 1, série reality de Patrícia Leme e Bruno Souto, que teve produção da O2 e foi exibida em 2016 pela HBO, e “A Benção”, série de ficção de Leo Garcia, Frederico Ruas e Pedro Marques Ares, produzida pela Coelho Voador, que venceu o edital do Canal Brasil – 2017, viabilizando sua realização.

A programação de atividades de formação do NETLABTV já trouxe ao Brasil nomes como Elizabeth Devine, roteirista e produtora da série CSI: Investigação Criminal”; David Zabelshowrunner de “Plantão Médico”; e Dan Attias, diretor de “Homeland” e “The Walking Dead”.

Daniel Attias – Homeland, The Walking Dead

Esse ano o concurso chega a sua terceira temporada como gostam de dizer os envolvidos, já que o tema é série e as inscrições já estão abertas.

Os criadores poderão se inscrever na 3ª edição do Concurso NETLABTV de novas ideias de séries brasileiras até o dia 27 de outubro, nas categorias Ficção e Não Ficção (variedades, documental, reality show e doc-reality), com foco nas grades dos canais de TV por assinatura. A novidade desta edição é a categoria Social Video, que receberá roteiros de séries de curta duração (2 a 5 minutos por episódio) destinados às redes sociais e inscritas por jovens talentos de universidades, cursos livres, técnicos e ensino médio.

Criado em 2013 com o objetivo de identificar e premiar novas ideias e formatos de séries brasileiras, a iniciativa patrocinada pelo Instituto NET Claro Embratel e realizada pela Casa Redonda, gera oportunidades de negócios e fomenta o surgimento de ideias e formatos inovadores de séries brasileiras, fortalecendo a cadeia de valor do audiovisual no Brasil.

Originalidade, qualidades técnica e artística, além do potencial comercial do projeto, são os critérios a serem utilizados pelas equipes de seleção para definir os 24 projetos de séries finalistas. Dentre eles, serão escolhidos 12 vencedores no total: quatro projetos de ficção, quatro de não ficção e quatro de Social Video, sendo que o público elegerá um vencedor em cada categoria, votando por meio do site do NETLABTV.

Os vencedores recebem a consultoria de especialistas para o aprimoramento dos roteiros e verba de apoio para o desenvolvimento dos projetos. “Eles também participam do Laboratório NETLABTV, que será realizado em São Paulo, no início de 2018, de pitching para players do mercado audiovisual e de um programa de imersão criativa, que inclui encontros e visitas a canais de TV, produtoras independentes, agregadores de social video e distribuidores”, conta Daniely Gomiero, Vice-Presidente de projetos do Instituto NET Claro Embratel e responsável pela área de responsabilidade corporativa da Claro Brasil.

NETLABTV realiza ainda seminários, oficinas, encontros e oferece, via Blog e redes sociais do projeto, conhecimentos úteis à criação de séries brasileiras de sucesso com a publicação de entrevistas, vídeos tutoriais, estudos de casos, dicas e links de interesse.

Nesta 3ª edição, o NETLABTV promove também uma programação especial de atividades, que inclui eventos de lançamento do concurso e oficinas gratuitas nas cidades de Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, ampliando as ações de formação na área de criação e roteiro audiovisual.

Com o apoio institucional da ABRA – Associação Brasileiras de Autores Roteiristas, da Spcine – Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo, BRAVI – Brasil Audiovisual Independente, SIAESP – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo, SICAV RJ – Sindicato da Indústria Audiovisual e APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, o NETLABTV possui ainda como parceiros os principais canais e programadoras de TV por assinatura e agregadores de internet do país.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site www.institutonetclaroembratel.com.br/netlabtv. Confira o Regulamento e participe.