O Escaravelho do Diabo | Crítica


E chega às telonas nacionais mais uma tentativa do nosso cinema de nos resgatar dos filmes de comédia e violência urbana. “O Escaravelho do Diabo” é a nova promessa de suspense aventureiro com a ambição de arrepiar desde adultos até aos mais jovens.

167793

O filme é uma adaptação do livro de Lúcia Machado de Almeida que é considerado um clássico da literatura infanto-juvenil brasileira, e conta uma história envolvendo assassinatos em série que acontecem na cidade de Vale das Flores. Como todo serial killer, esse também segue um padrão, o grande vilão desse conto faz vítimas somente pessoas ruivas, que de um dia para o outro recebem um escaravelho antes de serem atacadas. Uma investigação comandada pelo delegado Pimentel (Marcos Caruso) chama a atenção da população, mas o delegado não está sozinho nessa, ele conta com a ajuda de Alberto (Thiago Rosseti) um inteligente garoto de apenas 13 anos que se vê inteiramente envolvido por motivos pessoais. Juntos eles estão dispostos a impedir a louca ação desse assassino.

o-escaravelho-do-diabo_t49647_2UaKrOz_jpg_640x480_upscale_q90

Uma coisa ficou bem clara, o filme pretende realmente se direcionar aos mais jovens, a prova disso foi a mudança do personagem Alberto, que no livro se refere a um jovem adulto, sem falar da narrativa secundária que aborda temas como bullying.

Com direção do noveleiro estreante nos cinemas Carlo Milani, e produção renomada de Sara Silveira (Dezenove Som e Imagens), “O Escaravelho do Diabo” tenta construir uma atmosfera para nos amedrontar, mas na maior parte do tempo não sentimos nem um tipo de tensão, algumas cenas foram recriadas dos maiores e puros clichês. Talvez eu precisasse ter também 13 anos para gostar um pouco mais do que vi.

2015_786785743-o_globo_-_cena-escaravelho__6589_fotoalinearruda.jpg_20150129

Uma das coisas que salvam o filme de uma queda total é a atuação de Marcos Caruso, brilhante como sempre, mesmo deixando a impressão de estar repetindo seu papel de outros filmes. Jonas Bloch também nos convence como o Padre cheio de segredos, mas em geral tudo é um pouco previsível e descobrimos muita coisa cedo de mais.

escaravelho-do-diabo-filme-trailer-1

Por sua vez a fotografia ajuda e os efeitos especiais são muito bem feitos, temos incêndio, insetos e uma maquiagem bem real, mas o roteiro não tem tanta sorte e quando estamos ficando preocupados surge uma piada (sem graça).

De qualquer formar torço por mais filmes onde consigamos explorar gêneros do tipo, e acreditar no suspense de terror como acreditamos nos tiros e nos traficantes das favelas do cinema.

“O Escaravelho do Diabo” é um filme que talvez, como disse, agrade aos baixinhos, mas não tem o apelo pra alcançar o público mais velho.

Elenco: Augusto Madeira, Celso Frateschi, Jonas Bloch, Lourenço Mutarelli, Marcos Caruso, Selma Egrei, Thiago Rosseti.
Gênero: Suspense
Direção: Carlos Milani
Roteiro: Melanie Dimantas, Ronaldo Santos
Produção: Sara Silveira

Fotografia: Pedro Farkas
Ano: 2015
País: Brasil

[yasr_overall_rating size=”medium”]