O que esperar da nova fase de Star Wars?


Estamos a um mês da estreia de Star Wars Episódio VII – O Despertar da Força. E aí fica a pergunta: o que esperar dessa nova fase da saga dos Jedis?

Vou logo informando que sou fã de Star Wars há muito tempo. Tenho revistas, livros, álbuns, Legos, miniaturas e, principalmente, muitos action figures. Sem falar nos DVD`s (Tenho todos os seis e eles não saem de minha casa), então acompanho a série há muito tempo e já vi todo tipo de produção extra e li muitos livros lançados.

Medals

Bem, vamos aos fatos.

Muita gente reclamou da nova trilogia feita por George Lucas. Eu, sinceramente, não consigo entender tanta reclamação. George Lucas, ainda na primeira trilogia, já dava indícios do que seria essa nova saga. Em O Retorno de Jedi os Ewok, ursinhos de pelúcia, usando paus e pedras venceram os Stormtroopers. Já em 1997, na comemoração dos 20 anos da saga, os filmes foram relançados remasterizados e com novos efeitos especiais que em nada ajudaram a contar a história, pelo contrário, foi cometido  um “crime” na cena de Mos Eisley onde Greedo dá o primeiro tiro (talvez a exigência da praga do politicamente correto), causando a indignação dos fãs (minha também, Han shot first!).

Nenhum desses fato é mais forte que o próprio discurso de Lucas. Irvin Kershner, diretor de O Império Contra Ataca (melhor filme de toda a saga e, pra mim, um dos melhores filmes que já vi), ao ver O Retorno de Jedi , disse que jamais mostraria o rosto de Darth Vader, e Mark Hamill não escondeu sua decepção com o terceiro filme: afirmou que esperava ver Luke se juntando a Vader no lado negro. A resposta de Lucas a esse dois comentários foi categorica : “Star wars é um conto de fadas”.  Junte a isso a fala dele quando alguém elogiou o seu primeiro filme THX 1138 (melhor filme dele) e a sua resposta foi: “Mas não deu dinheiro”. Fica aqui bem claro o que vinha por ai. Com Star Wars ele ganhou muito dinheiro, se tornou um grande player (tudo o que criticava antes) e mudou a industria do entretenimento.

STar wars large

Por isso ao ver a “nova” trilogia eu não me surpreendi. Claro que eu queria muito ver filmes mais obscuros e pesados, mas sabia que não aconteceria como eu queria, afinal é um conto de fadas. Então apenas me diverti pela expectativa de uma história que já sabia o final.

Então, depois disso tudo, o que podemos esperar de Star Wars?

Eu, como fã, não espero nada de diferente do que já vi. Vamos continuar acompanhando um conto de fadas espacial. Star Wars não é só uma franquia, é um modelo de negócio muito bem estabelecido, que a Disney vai explorar e expandir. Isso não é necessariamente ruim, tudo vai depender de como será feito.

Estou, sinceramente, apostando que O Despertar da Força será muito bom graças ao J. J. Abrams. Ele é o cara certo! Está envolvido o suficiente para fazer um bom trabalho, é um fã (as referencias a Star Wars em Lost são influência dele, e não são poucas). Sobre ele não pesa a responsabilidade de Lucas, já que não temos a minima ideia de para onde seremos levados, o que é uma vantagem considerável para ele.

star_wars_episode_7_the_force_awakens-wide

Já os filmes que se seguirão não tenho tantas esperanças. Acredito que não haverá caras que entendam tanto e sejam tão envolvidos emocionalmente com Star Wars quanto Abrams, mas isso é especulação. Um passo de cada vez, vamos curtir e torcer para que seja realmente bom O Despertar da Força.