O que vem no kit da Fox se a Disney conseguir comprar a raposa dourada ?


Há algumas semanas, surgiu o rumor de que a Disney estava querendo comprar parte do conglomerado 21st Century Fox. Nos dias que se seguiram, boatos foram e vieram: alguns diziam que as negociações tinham sido congeladas, outros apontavam que elas estavam caminhando rapidamente.

Finalmente, nessa terça-feira (5), a CNBC noticiou que um acordo está próximo de ser fechado e que o Sr. Mickey pode comprar a Fox por US$ 60 bilhões. Caso o contrato se firme, a Disney terá em mãos os estúdios: 20th Century Fox, Fox Searchlight e Blue Sky, os canais Fox, FX, FXX, A&E e Star, parte do serviço de streaming Hulu, a produtora Endemol e as filiais regionais do Fox Sports. O bilionário Rupert Murdoch, atual dono da 21st Century Fox, continuaria com o controle dos canais principais do Fox Sports e das emissoras jornalísticas do Fox News.

Para os nerds, a principal mudança diz respeito ao Universo Marvel: se o contrato for firmado, a Disney poderá colocar os X-Men e o Quarteto Fantástico junto dos outros personagens do MCU, algo que os fãs pedem há muito tempo. A Disney também teria em mãos franquias como: Alien, Duro de Matar, Planeta dos Macacos, A Era do Gelo, Uma Família da Pesada e Os Simpsons.

Mesmo que as duas partes entrem em acordo, ainda existe um porém: uma negociação desse porte precisa da aprovação do Departamento de Justiça dos EUA — o órgão visa evitar a criação de monopólios e de outras irregularidades que vão contra a livre concorrência. Essa parte burocrática do processo pode demorar: em 2016, a AT&T fechou contrato para comprar a Time Warner e ainda não conseguiu o aval do governo para concretizar a transação.

Por enquanto, a Fox e a Disney não se manifestaram sobre o assunto.