O Shaolin do Sertão | Crítica 1


Vivendo em um mundo completamente seu, no qual todas as suas fantasias se tornam realidade, conhecemos Aluízio Li – protagonista vivido por Edmilson Filho – um homem da década de 80 que sonha em se tornar um grande lutador de artes marciais, assim como o seu ídolo Bruce Lee.

o-shaolin-do-sertao

Vivendo em Quixadá, uma cidade do interior do Ceará, ele só tinha tido a oportunidade de lutar em seus sonhos, enquanto na realidade apenas apanhava e era piada na cidade, mas quando ele ouve a notícia de que um famoso lutador irá passar pela sua cidade desafiando alguém a vencê-lo, Aluízio vê aí a oportunidade de conquistar o que sempre sonhou.

o-shaolin-do-sertao-

Através de uma visão cômica, “O Shaolin do Sertão”, do diretor Halder Gomes, traz a representação fiel de um povo – nosso povo, aqui extraordinariamente representado pelos nordestinos –  que já nasceu com uma incrível capacidade para lutar e sobreviver, ainda que diante de tanta adversidade. Halder que também é cearense quis mostrar o sofrimento, a alegria e as belezas de seu povo, que embora tenham incontáveis motivos para se deixarem abater pelo sofrimento, optam por combater tudo sem abandonar o bom humor.

É um filme leve, divertido e que demonstra que um dos maiores poderes do ser humano é a sua capacidade de resiliência, característica mais marcante do protagonista, que a cada novo golpe se reergue e busca forças para continuar.

Com um elenco já bem reconhecido por seu trabalho com a comédia e atuações que não deixam a desejar em nada, fica quase que impossível não seguir rindo a sessão inteira, seja pelo tom fantasioso da lutas, especialmente as feitas com o uso do chroma key para simular as cenas que seriam da China, seja pelo vocabulário e expressões bem específicos daquela região.

E somando-se a tudo isso tem uma fotografia belíssima que explora a paisagem árida do sertão e ainda uma trilha sonora fantástica que mescla canções nacionais bem agitadas com a melancolia presente nas canções instrumentais chinesas que habitualmente fazem parte dos filmes de artes marciais, usando delas inclusive para demonstrar a evolução de Aluízio.

O longa que já estreou com grande sucesso em sua terra natal no último dia 13, promete conquistar o restante do país a partir de amanhã, 20 de outubro.

Título Original: O Shaolin do Sertão
Direção: Halder Gomes
Roteiro:
L.G. Bayão

Elenco:
Edmilson Filho, Igor Jansen, Falcão, Dedé Santana, Marcos Veras, Fábio Goulart, Fafy Siqueira, Bruna Hamú

Nota do Filme: [yasr_overall_rating size=”medium”]