The Breakdown

Título Original: Red Sparrow Lançamento: 01 de março Direção: Francis Lawrence Roteiro: Justin Haythe baseado no romance de Jason Matthews Gênero: Suspense, espionagem, drama Elenco: Jennifer Lawrence, Joel Edgerton, Matthias Shoenaerts, Jeremy Irons, Mary-Louise Parker, Charlotte Rampling Nacionalidade: EUA
7.0
Pros
Atuações, trama.
Cons
Duração.

Dominika Egorova (Jennifer Lawrence, repetindo a parceria com o diretor Frances Larence de Jogos Vorazes – Em Chamas) é a deslumbrante primeira bailarina do balé russo, até o momento de uma apresentação na qual ela acidentalmente é ferida gravemente por seu par no espetáculo.

Esse é o gatilho para toda a virada que a sua vida dá, uma vez que após esse incidente, uma cirurgia e uma dolorosa recuperação, o balé não será mais uma realidade em sua vida. Destroçada e sem saber exatamente como prosseguir, ela ainda recebe a difícil notícia de que não terá nenhum auxilio financeiro da companhia, agravando ainda mais sua situação, uma vez que ela dependia deles para custear o tratamento da mãe doente.

Nesse momento, seu tio Egorov (Matthias Shoenaerts) que trabalha para o governo, como secretário de segurança e ao que tudo indica é além de sua mãe, o único familiar próximo, surge com uma oferta que mais se assemelha à uma coerção, e sem saída, ela cede. Então ele lhe dá a missão atrair um magnata até um quarto de hotel, porém lá ela se torna testemunha da morte desse homem, colocando em risco a sua própria vida. Mais uma vez seu tio desponta com uma proposta que a pouparia da morte. Então, contra a sua vontade, porém sem vislumbrar outra alternativa para sobreviver, ela é iniciada no serviço de segurança russo através do programa “Sparrows” (pardais) – no qual é treinada para se tornar uma espiã sedutora capaz de atrair qualquer alvo. Dominika então aprende a usar seu corpo como uma arma, entretanto luta diariamente para manter sua essência e domínio de si mesma durante o processo de treinamento desumanizante.

Com uma trama interessante e muitas cenas de ação, tortura e lutas violentas bem explícitas de sua protagonista – sim, remete facilmente ao longa Atômica, protagonizado por Charlize Theron e lançado no segundo semestre de 2017 – , Operação Red Sparrow que estreia nessa quinta (01-03-2018) é um prato cheio pra quem gosta histórias cheias de espionagem, suspense e uma energia potente e dramática emanando sempre de seus personagens. Jennifer convence bem em sua atuação, conseguindo evidenciar o mistério, as suspeitas e o forte extinto de sobrevivência que sua personagem traz no olhar e em suas ações.

O longa ainda conta com Joel Edgerton como Nate Nash, um oficial da CIA que administra a infiltração mais delicada da agência de inteligência russa e torna-se o primeiro alvo de Dominika após conclusão de seu treinamento como Sparrow. Ao mesmo tempo ele pode ser um elemento interessante e imprescindível na sua perigosa jornada.

Em suas mais de duas horas de duração – sim, mais longo do que eu gostaria e de que talvez fosse realmente necessário – podemos acompanhar a evolução da personagem que em sua luta por sobrevivência aprende rápido que não pode ser apenas uma peça no tabuleiro, todavia deve ser aquela que compreende e domina o jogo.

COLETIVA

Foto Fernando H. Mazzuco – Coletiva Red Sparrow

Diretamente de Londres, no último dia 22/02, Jennifer Lawrence e o diretor Frances Lawrence falaram por volta de 10 minutos com a imprensa brasileira através de uma conferência online, organizada pela Fox Film do Brasil na sala Imax da Cinépolis Brasil que fica no Shopping JK Iguatemi da cidade de São Paulo.

Eles foram simpáticos, bem-humorados e receptivos com as perguntas dos participantes  e do mediador do papo, o jornalista Roberto Sadovski.

Frances esclareceu que embora o filme tenha sido inspirado no livro do ex-oficial da CIA, Jason Matthews, que no Brasil foi lançado com o título  “Roleta Russa”, e que teve sequências, não é um plano desenvolverem uma franquia Red Sparrow, contudo ele já sabe até como gostaria de dar continuidade à história de Dominika. Em todo caso, tudo vai depender de como esse filme for recebido.

Para Jennifer, ao ser questionada sobre a decisão de interpretar a espiã, ela contou que possui algumas diretrizes que ela observa antes de aceitar fazer um filme, e que ela procura se desafiar, pois atuar é um músculo que ela deseja sempre fortalecer.

Confira mais no vídeo disponibilizado pela Fox em seu canal no Youtube.

 

Previous Saintia Shô | Novo Cavaleiros do Zodíaco, é anunciado para 2019
Next Com Amor, Simon | Crítica

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *