Os 33 – Crítica do Filme


De volta ao ano de 2010 para onde o mundo assistiu o resgate dos 33 mineiros. Não só a história dos 33 mineiros soterrados, mas também todos os esforços e toda a política envolvida para resgatá-los.

Baseado em fatos reais, Os 33 conta a história dos mineiros que ficaram sob a terra durante o período de 69 dias após o colapso da mina San José, no Deserto do Atacama, Chile. O longa metragem tem como personagem central Mário Sepúlveda (Antonio Banderas) que assumiu uma posição de líder, atenuando os conflitos e passando para os colegas os sentimentos de resistência, força e fé. Enquanto isso o ministro de Energia do Chile, Laurence Golborne (Rodrigo Santoro), encontra meios políticos e administrativos na tentativa de resgatar os mineiros, além de prestar apoio às famílias.

 

É satisfatória a forma como o roteiro de José Rivera (Diários de motocicleta) e Mikko Alanne conduzem todo o processo. O drama é evidenciado nas cenas inicias do filme, através da composição das imagens do Deserto do Atacama e a trilha musical. Tudo levou a crer que todos os esforços eram justamente para contar a história como realmente aconteceu. Desde a escolha da diretora mexicana Patricia Riggen e a maneira como ela conduziu as transições e os planos de cenas a té as locações, inclusive a colaboração dos mineiros para que cada detalhe fosse fiel ao ocorrido. Exceto que, o idioma escolhido para nos contar a história é inglês. Já que a preferência dos personagens foi baseada na proximidade com os chilenos, poderia incumbi-los de um esforço maior para que o diálogo da produção também fosse em espanhol, mas nada que tire o brilho de toda produção.

Os-33

 

A história condensada não nos conta os verdadeiros problemas que essas minas possuem, tão pouco as dificuldades familiares, financeira ou outra, de cada mineiro. Se isso fosse feito, teríamos uma série de TV ao invés de um longa. Este fato não nos deixa de contar a história verdadeira, apenas não se aprofunda nela e é por isso que os 33 mineiros é uma grata surpresa. Um filme emocionante, que consegue prender atenção do começo ao fim.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

Os 33 será lançado em 29 de outubro. Veja o trailer:

Ficha Técnica:

Direção:Patricia Riggen | Elenco: Antonio Banderas, Martin Sheen, Cote de Pablo, Gabriel Byrne, Lou Diamond Phillips e Rodrigo Santoro | Roteiro: Mikko Alanne, Craig Borten, Jose Rivera, Michael Thomas e Hector Tobar | Título Original: The 33 | Gênero: Drama | Duração: 2h | Ano de lançamento: 2015 | Classificação etária: 14 Anos