Nota:

Data de lançamento 8 de março de 2018 Direção: Roberto Santucci Elenco: Maurício Manfrini, Cacau Protásio, Danielle Winits mais Gênero Comédia Nacionalidade Brasil
6.5

Quem nunca passou apuros em uma viagem de férias?, daqueles que você nunca mais vai esquecer e contará para todas as suas gerações possíveis. Acho que não existe esse!, e é mais ou menos esse tipo de aventura inusitada, porém bastante retratada no cinema ‘americano’, que se trata a nova comédia nacional ‘Os Farofeiros’.

Com um elenco que faz pesar qualquer comédia nacional (Cacau Protásio, Maurício Manfrini, Daniele Winits, Aline Riscado, Antônio Fragoso e outros), esse parece nos transportar para momentos de apuros, com suas tiradas abastecidas de pura identificação.

Alías, esse parece ter sido o ponto de partida principal para a criação desse longa, segundo seu roteirista Paulo Cursino em  entrevista para nós do Cinema Sim. 

“A idéia do filme surgiu durante “Até que a Sorte nos Separe 2”, numa ocasião onde o personagem do Leandro Hassum e sua família se jogavam em Las Vegas, e passavam por poucas e boas, então percebemos que ali era o momento do filme que havia mais identificação, e pensamos: Porque não fazemos um filme só disso, uma farofada brasileira?”

No filme dirigido por Roberto Santucci, os colegas de trabalho Lima, Alexandre, Rocha e Diguinho se preparam para aproveitar um feriadão em uma super casa de praia, mas chegando lá, se deparam com uma tremenda furada, eles descobrem que entraram numa roubada daquelas ao ver que a casa não é o que parecia. A Búzios dos sonhos, na verdade é Maringuaba, e é nesse local praticamente inabitável, que suas respectivas parceiras (Jussara, Renata, Vanete e Elen) enfrentam inúmeras confusões, e uma praia mais lotada que o metrô de São Paulo em horário de pico.

Desde o inicio do filme já percebemos que o personagem de Maurício Manfrini (Lima) se a semelha a sua criação mais conhecida, o malandro da tv ‘Paulino Gogó’, mas no desenrolar da história, fica claro que o mesmo apenas utilizou algumas manias para compor o novo espertinho da repartição, e as comparações acontecem pontualmente entre um caco e outro.

Os Farofeiros responderam tudo para nós! Confira entrevista com o elenco

A fotografia é básica e bem farofeira, a impressão é que tudo foi rodado realmente na pior casa de praia de Maringuaba, mas tudo se encaixa regularmente ao som de ‘Despacito’. Cacau Protásio e Daniele Winits se destacam como elenco feminino, e protagonizam cenas engraçadas e improvisos eficientes.

Algumas piadas no roteiro perdem a força pelo fator ‘clichê’. É de se esperar que uma história com grande identificação, venha impregnada com situações comuns para o espectador. Mas ali também há piadas já utilizadas em outras produções.

Entre momentos funcionais e picos de humor pastelão, ‘Os Farofeiros’ parecem ter chegado para ficar, vide as gargalhadas excessivas na primeira exibição de imprensa em Salvador. É um filme que realmente traz histórias que possivelmente todos passamos um dia, e se você gosta de rir relembrando desses acontecimentos, certamente faz parte do público alvo que eles irão atingir. ‘Os Farofeiros’ tem potencial, começo, meio e fim, e um gancho bem probrinho para mais algumas sequencias.

O filme estreia em 8 de março de 2018.