Pastor Cláudio | Em documentário, ex-delegado conta como matava opositores à Ditadura Militar


"Pastor Cláudio": documentário conta a história de ex-delegado que assassinava militantes contrários à Ditadura Civil-Militar

Estreia nesta quinta-feira (14), o documentário Pastor Cláudio, que conta a história de Cláudio Guerra, ex-delegado de polícia responsável por assassinar e incinerar militantes contrários à Ditadura Civil-Militar, regime autoritário vigente no Brasil entre 1964 e 1985. Convertido em bispo evangélico, atuando ativamente na comunidade religiosa, o ex-chefe de polícia agora é conhecido pela alcunha de pastor.

O longa é baseado em depoimentos colhidos por Rogério Medeiros e Marcelo Netto para o livro “Memórias de Uma Guerra Suja”, lançado em 2012. Na publicação, a roteirista e diretora do documentário Beth Formaggini conseguiu maiores informações sobre a Operação Radar, realizada entre 1973 e 1976, que resultou na morte de 19 militantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) .

Para a gravação do filme, Beth foi acompanhada por Eduardo Passos, psicólogo e ativista dos Direitos Humanos, que trabalha no atendimento a vítimas de violência do Estado e faz participação no longa.