‘Requisitos Para Ser Uma Pessoa Normal’ | Aquela dos 30 no Topflix


Maria de las Montañas (Leticia Dolera) é uma mulher que chega aos 30 anos e se dá conta que não tem os requisitos, criados por ela, para ser uma pessoa normal. Frustrada, ela se vê determinada a completar a lista, que contempla: ter um trabalho, uma casa, vida social, um namorado, hobbies e ser, enfim, feliz. Nessa busca ela acaba conhecendo Borja (Manuel Burque), um colega de trabalho de seu irmão, acima do peso e com dificuldades de emagrecer, os dois fazem um trato. ele ajudaria ela a ser uma pessoa normal, e ela o ajudaria a emagrecer.

a_contracorriente_films_requisistos_010

O roteiro, e a direção, é da própria Letícia Dolera, este me lembrou muito outro filme “O fabuloso destino de Amélin Paulin”, contudo não há a mesma delicadeza e profundidade. Há uma criação e uma realidade muito particular, onde as situações não tem ligação com o nosso mundo. E assim busca se explorar situações esdrúxulas e bizarras como uma emulação da realidade. É a partir disso que temos as reflexões sobre as grandes questões cotidianas que são de todos nós.

manuel-burque-leticia-dolera-requisitos-para-ser-persona-normal_ampliacion

A dinâmica entre Maria e Borja é bem explorada, e fica claro que os sentimentos entre os dois só tendem a crescer. Contudo há outros arcos, como a da mãe de Maria ou o de seu irmão que apenas são tangenciados e fiquei muito curioso para conhecer mais desses personagens.

maxresdefault-1

Quanto a direção, Dolera usa de cores alegres, vivas para contar a história. De modo leve e engraçado as situações entre os dois personagens principais são mostradas de forma que consigamos criar empatia por eles. E a atriz mostra que sabe filmar as cenas mais constrangedoras, fazendo com que sintamos vergonha pela personagem. Destaque para o modo como ela usa a luz nos ambientes.

requisitos-para-ser-una-persona-normal

Quanto aos atores, Dorela encarna muito bem a mulher que depois de certa idade cai em si e tenta entrar nos padrões esperados, sua aparência quase infantil reforça a sua fragilidade e o espanto com que se descobre ao tomar certas atitudes, que para ela eram quase impossíveis. Já Manuel Burque, faz um homem que não liga muito pra sua situação e vive um dia após o outro, achando em Maria um motivo pra fazer diferente.

requisitos-para-ser-una-persona-normal-1

´Requisitos Para Ser Uma Pessoa Normal´ é uma comédia romântica muito leve. E apesar de já ser previsto o que acontecerá, vale a pena pelo desenvolvimento dos personagens e a forma com que as questões são abordadas, vale a pena ser assistido sem grandes expectativas.