Reset – O Novo Balé da Ópera de Paris | Crítica


O documentário “RESET: O novo balé da Ópera de Paris” nos mostra o que sempre tivemos curiosidade de saber: O famoso “behind the scenes” de um consagrado espetáculo. RESET acompanha o funcionamento da mais antiga companhia de balé clássico do mundo, a Paris Ópera Ballet e a vida de Benjamin Millipied, consagrado bailarino que já foi solista do New York City Ballet e é o mais novo diretor artístico da companhia.

Millepied é casado com a maravilhosa Natalie Portman, (que também aparece no documentário) com quem trabalhou no filme “Cisne Negro”, onde o mesmo foi responsável pelas coreografias (brilhantes por sinal) e assim ficou conhecido mundialmente. Diretor novo, companhia nova. Millepied chega realizando mudanças, trazendo um novo olhar para o Paris Opera Ballet. O convencional é deixado de lado, dando espaço para um trabalho muito mais dinâmico e cheio de estilo. Quando Millepied assume o seu novo cargo, umas das coisas que mais o incomodam são a falta de diversidade e a hierarquia presente entre professores e bailarinos. O que faz o mesmo a adotar a desafiadora postura de mudar o tradicionalismo presente. É encantador ver o prazer que Millepied tem ao realizar o seu trabalho, sua criação artística é feita com muita paixão, carisma, bom humor e inteligência.

O documentário apresenta os 39 dias antes da grande estréia. Os diretores Thierry Demaizière e Alban Teurlai mostram todo o processo: a escolha do ballet, a criação dos primeiros passos e por fim, a impecável estréia. Apesar de ter um roteiro que se torna um pouco cansativo por conta das repetições presentes, RESET é muito bem dirigido e fotografado, conseguindo prender até mesmo a atenção do espectador leigo no tema. Sem dúvidas, o documentário será um grande sucesso entre os profissionais e amantes dessa arte, mas ele tem potencial para agradar a todos pois nos deixa com a vontade e curiosidade de ver o resultado final de todo aquele processo criativo e preparação. Por fim, você se dá conta que foi cativado por aquela atmosfera e tem vontade de pegar um vôo para assistir a um espetáculo na exuberante Ópera de Paris.

Título Original: Reset

Lançamento: 25 de maio

Direção: Thierry Demaizière e Alban Teurlai

Elenco: Benjamin Millipied, Natalie Portman, mais bailarinos

Gênero: Documentário

Nacionalidade: França

[yasr_overall_rating size=”medium”]