Segunda Segunda | Relatos de Cinema


Há alguns meses eu descobri através do convite da Thaís Polimeni (CultCultura) o Segunda Segunda, um grupo que desde 2015 vem juntando pessoas pra falar sobre audiovisual toda segunda segunda-feira do mês em São Paulo e Lisboa

Num ambiente com uma energia lá em cima e super acolhedor, somos convidados a compartilhar sobre nós, nossas experiências e nossa história com o audiovisual. A cada edição nomes atuantes no mercado são levados e partilham conosco o que aprenderam, o que estão buscando, como estão fazendo isso e os caminhos que trilharam para chegar até ali.

Essa sou eu no último encontro, bem atenta ao que estava sendo compartilhado 😀

 

É um espaço de escuta, de troca e de muito crescimento, afinal nada nos inspira e motiva mais do que ver e ouvir sobre aquilo que nos desperta. E o diferencial é que isso se dá a cada fala, não apenas daqueles que estão à frente, porém de cada um que se permite ser ouvido.

São tantas histórias, muita superação e muitos talentos que se propõem a debater o que nos perturba, o que tem funcionado, o que precisa de uma atenção maior e tantas outras questões que vão surgindo, que é incrível poder estar ali e se sentir parte desse todo.

De todos o que já participei até hoje, o que teve o Fernando Fraiha ao centro foi o que me impactou de uma maneira muito particular e especial. Provavelmente pela maneira tão sensível e pessoal que ele escolheu para as suas falas. Um outro dia conto mais sobre. Fato é que desde o primeiro encontro que fui, pensei em como poderia levar um pouquinho de tudo aquilo que acontecia ali para outras pessoas.

E foi assim que surgiu essa coluna do evento aqui no CS, a Segunda Segunda | Relatos de Cinema. E para começar teremos 2 personagens que participaram pela primeira vez na edição de julho e que têm muito pra contar. Fiquem então com um pouquinho da história do casal uruguaio, Javier Comesana e Martha Silvera, que trabalha com efeitos visuais e computação gráfica.

Javier Comesana e Martha Silvera, único casal na foto tirada em um aniversário de 15 anos.

Desde 2001 no Brasil, eles foram o primeiro namorado e namorada um do outro e estão juntos desde o início da juventude, uma relação que gerou 3 filhos, sendo um de 32,  um de 27 e a caçula nascida já no Brasil, hoje com 17 anos.

Eles vieram do Uruguai em dezembro de 2001, com um pentium 5 embaixo do braço e contam que a partir do golpe, as coisas pioraram, ele perdeu um emprego fixo numa produtora de comerciais infantis, e tem tentado navegar no mar dos freelancers, buscando parcerias e clientes para seguir andando. Ele também disse que é muito difícil para estrangeiros conhecer as pessoas corretas em São Paulo, que têm muitas histórias, algumas muito ruins, mas que estão caminhando, um pouco lento para pagar as contas, porém caminhando.

Esse é o site deles, http://animall.tv, que são especialistas em aberturas de programas de tv, também motion, animação 3D (não personagens), comerciais, etc.

Foto Vanessa Bumbeers

Como podem ver, são histórias de pessoas reais, que compõem esse mercado, afinal muitos nadam nesse mar, tentando conquistar o seu espaço e ganhar dinheiro através da sua arte, entretanto não é uma jornada fácil, e talento não é a única incógnita para fazer essa equação funcionar.

E é por isso que o Segunda Segunda é um evento que agrega tanto e reúne tantas pessoas a cada edição. Fica o convite pra você que está lendo e breve trago mais histórias.

O Grupo no Facebook é para manter a conversa que começa nos eventos, trocar informações, ideias e tudo mais sobre o mundo do audiovisual! #MandemJobs! 😉


O Segunda Segunda é gratuito e acontece toda 2ª segunda-feira de cada mês, das 20h00 às 22h00, em São Paulo, na House of Learning  que fica na Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 69, Pinheiros e em Lisboa, porém lá tem que ficar de olho nos eventos pois a cada mês é em um novo local.

Previous Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald | Confira novo trailer divulgado na Comic-Con
Next Alita: Anjo de Combate | Confira lindo novo trailer cheio de ação

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *