Série Dawson’s Creek e as lembranças de um lugar chamado Capeside


É fato: milhares de pessoas neste exato momento estão assistindo a alguma série de TV. Isso virou febre e não é novidade para ninguém. Mas diante de tantas séries novas espalhadas pelos canais televisivos, deixamos esquecidos lá no passado alguns seriados que foram sucesso e que representavam a vida de muitas pessoas. Uma dessas séries é Dawsons’s Creek.

26725

Dawson’s Creek é uma série norte-americana, que estreou em 1998, nos Estados Unidos, e foi exibida pela emissora The WB, entre 20 de janeiro – do mesmo ano – a 14 de maio de 2003. Produzida pela Sony Pictures Television, foi considerada a série dramática de maior prestígio da televisão e de muito sucesso entre o público jovem dos anos noventa. Querida pelos leitores da famosa revista People, a série foi escrita com base na adolescência do próprio autor, Kevin Williams, mesmo responsável pelo terror da série de filmes Pânico – não se brinca com um diretor que escreveu uma série de filmes como essa, tá certo?

Quando Dawson, Joey, Pacey e Jen se deparam com a transição da adolescência para a fase adulta, percebem que não é nada fácil e precisam enfrentar os problemas que os cercam todos os dias, na pequena Capeside, uma cidadezinha perto de Boston. Dawson e Joey são amigos de infância e descobrem que estão se apaixonando. O garoto quer ser diretor de cinema e é fã do Diretor Steven Spielberg; a garota quer ser escritora e decide estudar literatura na faculdade. Enquanto isso, o extrovertido Pacey vive suas confusões com a família, e a garota sexy, que veio da cidade grande, – a doce Jen -, tenta conviver entre eles, na tentativa de ser alguém diferente do que era em Nova York. Durante as temporadas e episódios mais personagens se juntam a eles, inclusive o personagem do Keer Smith – o misterioso Jack –, que aparece na segunda parte da série e fica até o final.

Aqui no Brasil Dawson’s Creek ganhou seu lugar na TV em março de 1998, na TV Sony e mais tarde, em 2000, foi exibida nas manhãs de sábado, na Rede Globo de televisão. Em 2006 foi a vez da Record apresentar a série. Mais recente, em 2013, o canal MTV também exibiu todas as temporadas do seriado, que tem “I Don’t Want To Wait”, da Paula Colle, como trilha sonora inicial.

“Run Like Mad”, Jann Arden, substituiu a anterior até a última temporada.

James Van Der Beek (Dawson Leery), Katie Holmes (Joey Potter), Joshua Jackson (Pacey Witter), Michelle Williams (Jen Lindley) e Keer Smith (Jack McpHee) estrelaram o elenco desta série que foi sucesso absoluto nos anos 90, um presente para os telespectadores que ainda hoje discutem com quem Joey deveria ficar afinal e o rumo que a personagem Jen deveria ter.

430760-850x479

Com personagens tão familiares e muito bem desenhados, além de diálogos inteligentes sobre a adolescência e todos os problemas que uma pessoa enfrenta nesse período, Dawson’s Creek não só inspirou milhares de jovens com cenas engraçadas, dramáticas e tão reais, como também ajudou os adolescentes a refletir sobre seus atos, buscar um caminho para seguir em frente e encarar seus medos e momentos de transição. Temas como relacionamento familiar, homossexualidade, traição, e o valor da amizade são abordados no programa.

Dawson’s Creek está disponível em DVDs separados por temporadas e em BOX especiais contendo a série completa. Você pode encontrá-los nas principais livrarias.

Sentimentos mudam, paixões diminuem, parceiros vem e vão. Nisso tudo, uma coisa é sagrada: a amizade!

DAWSON'S CREEK Pictured (left to right): Joshua Jackson as Pacey Witter, Michelle Williams as Jennifer Lindley, James Van Der Beek as Dawson Leery, Kerr Smith as Jack McPhee, Katie Holmes as Joey Potter Photo Credit: © The WB / Andrew Eccles