Nota:

Data de lançamento 4 de abril de 2019 (2h 12min) Direção: David F. Sandberg Elenco: Zachary Levi, Asher Angel, Mark Strong mais Gêneros Ação, Fantasia Nacionalidade EUA
8.0

Shazam! adapta as aventuras do personagem que se tornou parte do universo de Batman e Superman, quando a DC Comics adquiriu seus direitos na década de 1970. Este super-herói, que também já foi conhecido como Capitão Marvel em suas origens, agora retorna ao cinema depois de quase 80 anos, desde a sua última aparição nas telonas em 1941.

David F. Sandberg é o diretor deste filme que conta a história de Billy Batson (Asher Angel), um órfão problemático que é acolhido por um lar adotivo, contra todas as probabilidades o garoto é levado ao encontro do velho mago ‘Shazam’ (Djimon Hounsou).

Shazam! nova cena é liberada em vídeo promocional

O guardião do enigmático poder sabe que o seu fim está próximo. É por isso que ele transforma o jovem Billy em seu herdeiro, escolhendo-o como  campeão e super-humano (Zachary Levi),  no qual o menino se transformava toda vez que pronuncia seu nome.

No entanto, Billy tem outras preocupações, longe de cumprir sua missão. Determinado a tirar proveito de suas novas habilidades, Billy descobre que todo grande poder envolve uma grande recompensa, e logo começa a usar seus dons para fazer tudo o que sempre desejou e nunca pôde pagar.

Seu comportamento egoísta atravessa o caminho de um ‘Super Vilão’ encarnado pelo Dr.  Thaddeus Sivana (Mark Strong) , que está determinado a roubar todos os seus poderes para cumprir um destino que ele acredita ter sido tirado dele.

Top 5 coisas para focar no novo trailer de Vingadores Ultimato

As pessoa que acompanham fieis aos heróis da DC, onde sempre existiu um tom obscuro e uma tentativa de tensão, irão se deparar com um obstáculo difícil de ser digerido. Shazam lamenta, mas chegou mostrando muita fidelidade ao espírito colorido do personagem. É um filme ingênuo, muito falador, engraçado e otimista, e assim rompe totalmente a visão geral das produções da Dc no cinema.

Sandberg  cria um filme que funciona com clichê e estereótipo, baseado no arquétipo do herói forte e na figura retórica da criança escolhida pelo destino. São duas figuras narrativas muito comuns nos quadrinhos e na literatura fantástica desde sempre. No entanto, o diretor desenha uma comédia fantástica, com um sabor cômico muito profundo e muitas referências ao Shazam original da Fawcett Comics.

Aladdin | Disney divulga cartazes individuais

Como disse, Shazam foi originalmente chamado de Capitão Marvel, mas este nome correu em desuso devido a conflitos de licença entre a Fawcett Comics (editorial original), a DC Comics e a Marvel Comics. Ele é um personagem nascido na década de 40 como uma das muitas respostas da competição contra o Superman, mas cujo rumo tomou um ponto de fuga em uma direção mais infantil, onde a magia e ciência entram em conflito dentro de um discurso bastante simples.

No geral, o filme nos traz uma história leve, sem preocupação, que pode atingir diferentes públicos com uma aposta mais conservadora. Como um todo, podemos dizer que a Warner já removeu os complexos arrastados da estréia do Batman de Nolan e está percebendo a enorme variedade de tratamentos, abordagens e cores oferecidas por seus super-heróis. Shazam! segue o rastro de Mulher Maravilha e Aquaman, provando que há uma DC muito mais rica e variada, além de Batman e Superman.

Angelina Jolie está em negociações para se juntar a Marvel

Não é um filme de super-herói que revoluciona o gênero, segue a norma e é divertido e coerente com o personagem que desenvolve. Às vezes acontecem algumas cagadas.  Mas não podemos esquecer que, para todos os efeitos, é o que mais fazem muitos adolescentes, como o que protagoniza o filme.