The Breakdown

Título Original: Long Way Home Lançamento: 17 de janeiro de 2019 Direção e Roteiro: André Novais de Oliveira Gênero: Drama Elenco: Grace Passô, Russo Apr, Rejane Faria, Hélio Ricardo, Ju Abreu, Renato Novaes, Sinara Teles, Janderlane Souza Nacionalidade: Brasil
7.0
Pros
História, atuações
Cons
-

A vida é mesmo uma caixinha de surpresas.

Você acorda, faz as suas tarefas diárias, planta aqui, colhe ali, e assim vai se seguindo a rotina.

O que muitas vezes não nos damos conta na hora, é o quanto atitudes aparentemente simples podem refletir de uma maneira poderosa algum tempo depois. Coisas às vezes que você já tinha dado por perdidas, por esquecidas, retornam e causam transformações inesperadas.

Em Temporada, protagonizado por Grace Passô, podemos acompanhar justamente a adaptação para as transformações pelas quais ela está passando e como isso impacta na sua personalidade que vai ganhando outros tons e um brilho que ao que tudo indica ela não tivesse.

Em meio às realidades desses trabalhadores que formam a equipe de Ju (Grace) no combate às endemias, e ainda dos moradores que têm suas casas visitadas e vistoriadas com relação aos focos de mosquitos e outros insetos que transmitem várias doenças como a dengue e febre amarela, vamos conhecendo e no meu caso também reconhecendo as características dessa cidade mineira, que se assemelha à tantas outras do Estado e acredito eu do nosso país.

Cidades que vão sendo formadas sem planejamento, se expandindo por onde encontram espaço, ainda que a infraestrutura não seja adequada. Histórias e personagens vão se misturando e revelando trajetórias distintas e ao mesmo tempo semelhantes, cheias detalhes, alegrias e sofrimentos, receios e tantas marcas quanto se possa imaginar.

O mesmo jeitinho acolhedor, receptivo pelo qual nós mineiros muitas vezes somos rotulados, está ali, presente, da mesma maneira que tantas outras características não tão afáveis. A verdade é que independente da região, do sotaque, e da forma que cada um enxerga a vida, somos seres humanos, únicos e peculiares.

Foi gostoso ver na tela personagens dizendo “cê anima fazer tal coisa”, “apresentá procêis” e claro o “Uai” , deu até um quentinho no coração e saudade de ouvir o povo falando assim diariamente.

Outra coisa interessante é que tudo foi apresentado de forma muito natural, tanto com relação aos cenários, quanto aos personagens. As opções de ângulos retratando as pessoas como integrantes do espaço assim como são os mobiliários me remeteu às vivências pessoais minhas enquanto nascida e criada em uma cidadezinha do interior de Minas, me fazendo sentir uma proximidade maior com a história e tudo que a compôs.

Temporada está fazendo a sua estreia hoje em mais de 20 cidades brasileiras através do projeto Sessão Vitrine Petrobras, e é sim uma opção interessante para quem tiver a possibilidade de assistir.