A adaptação tão esperada do famoso livro de Caleb Carr, finalmente chegou ao Brasil com um empurrãozinho da Netflix. 24 anos custou para ‘The Alienist’ dar o ar da graça nas telas. Mesmo antes do romance ser publicado, o produtor Scott Rudin já havia comprado os direitos da obra, e os vendeu para a Paramount Pictures.

O thriller psicológico entrou no processo de pré-produção, mas, em 1997, depois de gastar dois milhões de dólares apenas em roteiros, a produção foi paralisada. Três anos atrás o projeto foi retomado pela TNT EUA, e agora sob as direções de Jakob Verbruggen, James Hawes, Jamie Payne, David Petrarca e do espanhol Paco Cabezas, a série promete ser umas das grandes revelações do ano.

Titãs | Veja vídeos e uma nova imagem dos bastidores da série

Nos localizamos na Nova York de 1896. A cidade que nunca dorme vem enfrentando uma  explosão demográfica e social. É uma cidade jovem, inovadora e à frente do seu tempo. A atração pela região refletiu até em suas finanças, que só aumentam, ou seja, aqui, para muitos é puro sucesso. Mas toda luz lança uma sombra e uma moeda sempre tem duas faces. 

Quando um menino de 13 anos é brutalmente assassinado, um pequeno alarme dispara no Departamento de Polícia de Nova York. E mesmo não sendo bem visto, o Dr. Lazslo Kreizler (Daniel Brühl) passa a investigar o assombroso caso. O médico, no momento, é uma espécie de psicólogo criminal, que trabalha com doentes mentais, chamando-os de “alienados” (aqueles que alienam de si mesmos a sua verdadeira natureza). Sua investigação rende boas descobertas e revela inicialmente uma podre faceta da cidade, onde a proteção do comércio sexual viabilizado por senhores da sociedade, é mais que bem vista.

Os Deuses Americanos estão entre nós | (Eu Amo Séries)

Com a ajuda de John Moore (Luke Evans), um ilustrador e velho amigo de infância, e o apoio da forte Sara Howard (Dakota Fanning), a primeira secretária mulher da Polícia de New York, e de mais dois promissores detetives, o Doutor pretende encontrar um assassino implacável, obsceno e obsessivo, antes que novas vítimas apareçam.

Com uma fotografia acinzentada, às vezes opressiva, às vezes inquietante, a série parece estar muito bem adaptada, e esse não é mais um julgamento de um escritor qualquer, se não do próprio Caleb Carr, que publicamente aplaudiu o enorme esforço feito pelos envolvidos. Logo, na terra onde os livros permanecem a frente de suas adaptações na tv e no cinema, esse é um ponto a ser considerado. Por isso, tal história não pode, e não deve, cair no esquecimento.

Dentre outros pontos positivos, estão a construção de um mundo do final do século XIX; Uma história antiga, mas recorrente na atualidade;  E um elenco estrelar.

La Casa de Papel te engana tão bem que você acredita!

Além do roteiro, que é no geral muito solvente, a escolha das locações e efeitos gráficos, também fazem com que, na mais modéstia opinião, ‘The Alienist’ seja considerada como uma das séries do ano. E você já pode conferir todos os episódios da primeira temporada agora mesmo na Netflix.

Quer saber mais sobre filmes e séries? Assine a revista Cine Magazine e receba em sua casa um exemplar a cada mês!

No Comment

Queremos saber o que você achou. Comente!