TOP 10 maiores curiosidades sobre Blade Runner que você não sabia


Um fato no qual críticos e cinéfilos concordam é que Blade Runner é um dos maiores clássicos do cinema. Entretanto, a produção do filme foi turbulenta, havendo diversos detalhes sobre o processo de filmagem que ficaram escondidos dos espectadores. Há também alguns fatos curiosos que só foram surgir depois do filme pronto.

Elegemos as maiores curiosidades de Blade Runner para você conhecer um pouco mais sobre essa grande obra do cinema de ficção científica.

1º O NOME DO FILME |

O nome Blade Runner na verdade foi tirado de um roteiro escrito por William S. Burroughs, focado em um crise em um sistema de saúde. O roteiro parecia ser uma adaptação do livro The bladerunner, de Alan Nourse, no qual o termo apareceu pela primeira vez.

2º O PÚBLICO HAVIA ODIADO O FILME |

Em seu primeiro teste com o público, o filme foi duramente criticado por ser complexo demais. Isso levou o estúdio a colocar uma narração, ideia que Harrison Ford revelou odiar.

3º OS PROBLEMAS NAS FILMAGENS |

Blade Runner sofreu diversos problemas em suas filmagens. Atores tinham de filmar à noite por dias seguidos e com chuva artificial, o que os cansava e fez o filme ficar muito caro. No fim das filmagens, a Warner Bros. acabou tirando o controle do filme das mãos de Ridley Scott.

4º RUTGER HAUER NÃO FEZ TESTE DE ELENCO |

O ator Rutger Hauer foi chamado para participar do filme sem fazer um teste de elenco. Ridley Scott o convidou apenas vendo sua atuação em outras produções.

5º O PROTAGONISTA NÃO IRIA SER HARRISON FORD |

A verdade é que tanto roteiristas, quando o diretor Ridley Scott tinham em mente outros atores que não eram Ford no papel principal. Nomes como Dustin Hoffman, Al Pacino e Jack Nicholson foram considerado antes de Ford.

6º A RIXA ENTRE FORD E SCOTT |

Harrison Ford e Ridley Scott tiveram uma rixa devido à distância entre os dois nas filmagens e os problemas que Scott enfrentava com o longa. O fato de Scott ter refeito as filmagens diversas vezes também não ajudava, e deixava Ford muito cansado.

7º ITENS DE OUTROS FILMES FORAM UTILIZADOS |

Para filmar com um orçamento pequeno e ao mesmo tempo criar uma ambientação futurista, o filme pegou “emprestado” diversos itens de outros longas de ficção científica. Até mesmo uma pequena Millenium Falcon aparece no filme.

8º A CONEXÃO COM ALIEN |

Ridley Scott criou seu próprio universo ao conectar Blade Runner com Alien. No Blu-Ray de Prometheus, há uma cena extra na qual Peter Weyland confessa que criou seu robôs com base nas pesquisa de Eldon Tyrell, criador dos replicantes.

9º A PALAVRA REPLICANTE É DO PRÓPRIO FILME |

Embora inspirado em um romance de Phillip K. Dick, o livro nunca utiliza a palavra Replicante para designar os androides de sua narrativa. A palavra foi criada especialmente para o filme.

10 º O AUTOR DO LIVRO MORREU ANTES DA ESTREIA DO FILME |

Phillip K. Dick, autor do livro que inspirou Blade Runner, morreu dois meses antes do lançamento do longa. Entretanto, ele escreveu uma carta dizendo acreditar na visão de Ridley Scott da história.

Confira nossa Crítica de Blade Runne 2049

E nesse ritmo de curiosidades Blade Runne estreou 5 de outubro de 2017 (Brasil)