Topflix | Amor Pleno


“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato… Ou toca, ou não toca.”

Essa frase de Clarice Lispector se encaixa perfeitamente para esse filme. Primeiramente não temos um roteiro no sentido tradicional, não encontra-se uma história com início, meio, fim e contada através de ações e/ou diálogos. Encontramos apenas monólogos que divagam sobre situações, todas relacionadas ao amor. Contudo é necessário ter algum conhecimento de teologia e filosofia para poder compreender as questões que Mallick nos trás. Tudo aqui é sobre o amor, mas não só seu lado bonito, contado em poesias, há também seu lado feio.

O amor de Cristo pela sua igreja é como o amor de um homem e uma mulher” , diz o padre interpretado por Javier Barden. Amor não somente como um sentimento ou uma ação que dá sentido à nossa vida. Então encontramos tudo aqui. Primeiro o encantamento, depois a desilusão do dia a dia que oprime os sentimentos, colocando-os a prova, e o resultado disso é o tédio e a traição. Há também monólogos sobre o amor na própria condição humana, dito pelo padre. A dificuldade de desprendimento ao olhar o outro, o feio, o desesperado e poder estender a mão e fazer algo genuinamente altruísta por eles, mais que uma boa ação, uma ação de quem verdadeiramente abrace as coisas mais difíceis da humanidade.

Quanto a direção Terrence Mallick, junto com Emmanuel Lubeski, diretor de fotografia, dão um show com imagens lindas. Todo o filme é conduzido por imagens, planos abertos, situações simples de contemplação, é um tipo de continuação do filme anterior do diretor, “A Árvore da Vida”. Algumas vezes as imagens estão ali só por serem bonitas, outras contribuem de fato com a história.

“Amor Pleno” é um filme singular. Difícil de ser assistido por sua cadência lenta e despreocupada com o espectador, é necessário ter muita atenção e criar empatia não só pelos personagens, mais principalmente pela intenção do diretor.

No Comment

Queremos saber o que você achou. Comente!