Waiting For B | Crítica


A capacidade do ser humano quando se propõe a fazer algo pode superar qualquer expectativa que se tenha, independente do que seja, ainda mais quando se trata de um povo tão passional, criativo, lutador e resiliente quanto o povo brasileiro.

E é exatamente isso o que há nas histórias dessas pessoas que permaneceram por 57 dias acampadas em frente ao estádio Morumbi, em São Paulo no ano de 2013 aguardando para garantir os lugares mais próximos ao palco – pois não tinham condições de comprar ingressos para posições melhores, pois eram muito mais caros – em um show “Mrs Carter World Tour” da cantora Beyoncé e que agora nós podemos ver no documentário “Waiting For B”, que estreou hoje.

Mais do que a superação física, afinal eles trabalhavam em até mais de 2 empregos – Charlles Felipe, que foi o primeiro na fila tinha 3 empregos na época, conforme ele mesmo me contou quando conversamos após a sessão – e se revesavam para manter suas posições na fila, existe a superação social. O fanatismo pela cantora os motiva, inspira a querer mais e lutar pelo que desejam, e superarem não somente as condições inóspitas de se acampar na rua, como chuva ou calor intenso e até mesmo a hostilidade de outras pessoas que não compreendem o porque de eles se sujeitarem a isso, e ainda as questões com as quais têm que lidar – preconceito por serem pobres, negros, gays … –  na sociedade e nas suas próprias famílias.

Durante as interações dos momentos de espera eles relatam situações de preconceito pelas quais passaram e ainda passam diariamente, como por exemplo o fato de que gays sofrem preconceito de forma geral, contudo ainda assim são capazes de agirem de forma preconceituosa com um gay negro devido a sua raça.

A espera pelo show se torna coadjuvante diante das realidades e sonhos dessas pessoas que vêm à tona a cada diálogo. Pessoas que mesmo diante de todas as dificuldades que lhe são impostas cotidianamente ainda são capazes de extraírem coisas boas desses momentos difíceis e seguirem lutando pela conquista do que aspiram.

Título Original: Waiting For B.

Lançamento: 02 de março

Direção: Paulo Cesar Toledo e Abigail Spindel

Roteiro: –

Elenco:

Gênero: Documentário

Nacionalidade: Brasil

[yasr_overall_rating size=”medium”]